quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Harry Potter
Harry Potter
| Categorias: Armada de Dumbledore, Aurores, Bruxos, Clube do Slugue, Estudantes de Hogwarts, F.A.L.E., Funcionários do Ministério, Grifinória, Jogadores de Quadribol, Letra H, Ofidioglotas, Personagens, Sapos de Chocolate | Bruxos do Mês |
(Harry James Potter)
“Harry, você é um bruxo.” – Hagrid (PF4)
Harry com a Pedra da Ressurreição na sétima história da série
NOMES
DATAS
APARÊNCIA
FAMÍLIA E RELACIONAMETOS
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
FICHA MÁGICA
HOGWARTS
DEPOIS DE HOGWARTS E CARREIRA
CRIMES
PRESENTES DE ANIVERSÁRIO
PRESENTES DE NATAL
OUTROS PRESENTES
PRESENTES QUE HARRY DEU
PROFECIAS
SONHOS
SOBRE
NOS FILMES
NOMES
Nome completo: Harry Tiago Potter.
Significado do nome:
J.K.R. revelou que Harry sempre foi seu nome masculino predileto.
Quanto ao sobrenome, ela disse: “Peguei o nome Potter das pessoas que viviam rodovia abaixo da minha casa, em Winterbourne. [...] Gostei do sobrenome, então o peguei.” (ITV) Estes amigos gostavam de se vestir de bruxos e brincar de fazer feitiços, e acabaram dando seu sobrenome ao herói.
J.K.R. também nos conta em seu website que alguém chamado Harry Potter era um relojoeiro do século XIX.
Tiago, seu nome do meio, é o nome de seu pai.
Apelidos: ‘Roonil Wazlib’ (Harry diz a Snape que seus amigos o chamam assim numa tentativa de enganá-lo); ‘Potter Pirado’ (autoria de Pirraça); Príncipe das Poções (deboche de Rony); ‘Capitão Eleito’, ‘Rapaz que fez Gol’, ‘Santo Potter, o amigo dos sangues-ruins’ (usado por Draco), ‘Parry Otter’ (usado por Slughorn).
Também chamado de: “O menino-que-sobreviveu” (usado pela sociedade bruxa por ter sido o único a ter sobrevivido a um Avada Kedavra), “O Eleito” (pelo Profeta e diversos personagens – EdP), “Indesejável Nº1″ (usado pelo Ministério da Magia – RdM).
DATAS
Nascimento: 31 de Julho de 1980, mesmo dia de nascimento de J.K. Rowling.
Falecimento: desconhecido.
APARENCIA
Olhos: Verdes brilhantes, os mesmos de sua mãe; seus olhos verdes são as únicas coisas que não o tornam exatamente como seu pai (OdF3).
Cabelo: Preto, sempre desarrumado.
Características marcantes: Cicatriz em forma de raio na testa.
Roupas e acessórios: óculos redondos, jeans e suéteres feitos pela Sra. Weasley.
Tatuagem: Não. Durante o sexto ano de Harry, circula o rumor de que ele tinha um hipogrifo tatuado no peito. Gina riu dos boatos e inventou que na verdade não era um hipogrifo, mas sim um Rabo-córneo húngaro.
Cicatrizes: Cicatriz em forma de raio na testa. Desde seu quinto ano, Harry tem a cicatriz provocada pela auto-flagelação do castigo de Umbridge: “Não devo contra mentiras” ficou gravada permanentemente nas costas de sua mão direita (EdP16).
“Você nunca se perguntou como arranjou essa marca na testa? Isso não foi um corte normal. Isso é o que se ganha quando um feitiço poderoso e maligno atinge a gente, destruiu os seus pais e até a sua casa, mas não fez efeito em você, e é por isso que você é famoso, Harry.” (PF4)
“O diretor fitou Harry com muita atenção por um momento, depois disse:
- Eu tenho uma teoria, não é nada mais que isso… Acredito que a sua cicatriz dói quando Lord Voldemort anda por perto ou quando tem um assomo particularmente intenso de ódio.
- Mas… Por quê?
- Porque você e ele estão ligados pelo feitiço que falhou. Isto não é uma cicatriz comum.” (CdF30)
Descrição:
- Quando bebê:
“Dumbledore e a Professora Minerva curvaram-se para o embrulho de cobertores. Dentro, apenas visível, havia um menino, que dormia a sono solto. Sob uma mecha de cabelos muito negros caída sobre a testa eles viram um corte curioso, tinha a forma de um raio.” (PF1)
- Aos 11 anos: “
Talvez fosse porque vivia num armário escuro, mas Harry sempre fora pequeno e muito magro para a idade. Parecia ainda menor e mais magro do que realmente era porque só lhe davam para vestir as roupas velhas de Duda e Duda era quatro vezes maior do que ele. Harry tinha um rosto magro, joelhos ossudos, cabelos negros e olhos muito verdes. Usava óculos redondos, remendados com fita adesiva, por causa das muitas vezes que Duda socara no nariz. A única coisa que Harry gostava em sua aparência era uma cicatriz fininha na testa que tinha a forma de um raio.” (PF2)
FAMILIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: Mestiço.
Pai: Tiago Potter; assassinado em 31 de Outubro de 1981 por Lord Voldemort em Godric’s Hollow.
Mãe: Lílian (Evans) Potter; assassinada em 31 de Outubro de 1981 por Lord Voldemort em Godric’s Hollow.
Esposa: Ginevra “Gina” Weasley.
Filhos: Tiago Sirius, Alvo Severo e Lílian Luna.
Avós paternos: Bruxos, falecidos de velhice bruxa.
Avós maternos: Trouxas, falecidos antes de 1981 de velhice.
Tios: Petúnia Dursley e Válter Dursley.
Primo: Dudley ‘Duda’ Dursley.
Sobrinhos: Hugo Weasley, Rose Weasley, Victoire Weasley e Fred Weasley II.
Afilhado: Ted “Teddy” Remo Lupin.
Padrinho: Sirius Black; ele não teve uma madrinha.
Melhores amigos: Rony Weasley, Hermione Granger, Neville Longbottom, Gina Weasley e Luna Lovegood.
Piores Inimigos: Voldemort, Belatriz e outros Comensais da Morte.
Relacionamentos: Sua acompanhante no baile de inverno foi Parvati Patil. No quinto ano, se envolveu com Cho Chang, com quem deu seu primeiro beijo. No sexto ano, encontrou-se apaixonado por Gina Weasley. Devido a guerra, os dois se separaram, mas se casaram mais tarde.
Animal de estimação: Edwiges, a coruja, morta na Batalha dos Sete Potters, em julho de 1997 (RdM4). Ele também possuiu Bicuço (posteriormente renomeado como Asafugaz), mas o hipogrifo ficou sob os cuidados de Hagrid.
Elfo-doméstico: Monstro, herdado de Sirius. Dobby lhe tinha uma lealdade natural.
Casas: Passou um período em Godric’s Hollow, quando ele e sua família se escondiam de Voldemort. Cresceu na casa dos Dursley, na Rua dos Alfeneiros, número 4, Little Whinging, Surrey.
Infância: Nunca foi amado ou recebeu atenção dos Dursley e vivia se envolvendo em problemas.
Associações & afiliações: F.A.L.E.; Armada de Dumbledore, Clube do Slugue. Foi apanhador de quadribol do time da Grifinória e capitão do time.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: Azevinho e pena de fênix, 28 cm, boa e maleável – uma combinação nada comum. A varinha de Harry é irmã à varinha de Lord Voldemort (PF5), já que ambas possuem uma pena da fênix de Dumbledore, Fawkes (CdF36). Essa varinha foi quebrada durante a fuga da casa de Batilda Bagshot, o que fez com que Harry ficasse sem varinha alguma até que Rony retornasse com uma varinha de ameixeira-brava que ele havia capturado de uma gangue de seqüestradores. A varinha de ameixeira-brava era notavelmente desajeitada e menos poderosa. Felizmente, Harry pode ganhar as varinhas de Draco, de Bellatrix e de Rabicho durante a fuga da mansão dos Malfoy. Das três, a varinha de Draco (pilriteiro e pêlo de unicórnio, vinte e cinco centímetros, razoavelmente flexível) era a mais amigável (RdM 24), então Harry passou a usá-la até que pudesse concertar sua varinha de azevinho original (RDM36).
Vassoura: Nimbus 2000 (1991 a 1993), que foi destruída pelo Salgueiro Lutador; Firebolt (1994 a 1997).
Objetos: Capa de Invisibilidade, Mapa do Maroto, Bisbilhoscópio de Bolso (quebrado), espelho de dois sentidos (OdF), um caco do espelho de dois sentidos (RdM), Espada de Grifinória, Pedra da Ressurreição (perdida) e a Varinha das Varinhas, além dos presentes de aniversário.
Habilidades: um jogador de Quadribol “por natureza” (PF); um ofidioglota até 1998; capacidade de conjurar feitiços sem uma varinha; senso de percepção da presença dos outros; conjura um Patrono; destreza em Defesa contra as Artes das Trevas; aparente resistência a Maldição Império e a Veelas. Dificuldades em aprender Oclumência, que foram superadas em 1998.
Poderes especiais: Ofidioglossia (CS), e o que Dumbledore chama de “Amor” (OdF).
Feitos: Tornou-se o apanhador mais jovem de um time de Quadribol de Hogwarts em 100 anos, solucionou o mistério da Câmara Secreta em 1992, salvou o Hipogrifo Bicuço de uma morte injusta, venceu o Torneio Tribruxo, organizou uma associação estudantil contra Dolores Umbridge, participou da busca e destruição das Hrocruxes de Voldemort, além de ter enfrentado o maior bruxo das Trevas inúmeras vezes e ter o derrotado.
Meias: meias com aranhas em um pé (PF2) ; meias vermelhas (com vassouras) e verdes (com pomos-de-ouro) dadas por Dobby no natal do quarto ano (CdF23).
Caligrafia:desconhecida.
Citações: Harry Potter é mencionado em:
- História da Magia Moderna;
- Ascensão e Queda das Artes das Trevas;
- Grandes Acontecimentos Mágicos do Século XX
- Profeta Diário;
- Profeta Vespertino;
- Profeta Dominical;
- Semanário das Bruxas;
- O Pasquim;
- Bruxo do mês de JK em Outubro de 2007
Hobbies: Quadribol
FICHA MAGICA
Espelho de Ojesed (maior desejo): Sua família ao seu lado (PF).
Bicho-Papão (maior medo): Dementador.
Patrono: Cervo, claramente uma referência à forma Animaga de seu pai.
Cheiros de Amortentia: “torta de caramelo, resina de madeira em cabo de vassoura e algo floral que ele pensava ter sentido na Toca.” (EdP9)
Dementadores (pior memória): a morte de seus pais
Pode ver testrálios?: sim, desde que presenciou a morte de Cedrico Digorry.
Cofre do Gringotes: 678.
Forma animaga: não tem.
HOGWARTS
Casa: Grifinória.
Período do Curso: 1991 a 1997 (Harry não cursou o último ano).
Organizações e afiliações: Monitor, Brigada Inquisitorial.
Matérias escolhidas no 3º ano: Adivinhação e Trato das Criaturas Mágicas.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: Defesa Contra as Artes das Trevas, Poções, Feitiços, Transfiguração e Herbologia, matérias necessárias para o curso de Auror.
Prêmios: Duas Taças de Quadribol (terceiro e sexto ano); Prêmio Especial por Serviços Prestados a Escola; Taça do Torneio TriBruxo.
Detenções: Harry cumpre diversas detenções durante sua vida escolar:
- 1º ano: Harry cumpre detenção junto com seus amigos e Malfoy, tendo que ir à Floresta Proibida com Hagrid para procurar um unicórnio ferido.
- 2º ano: tem que ajudar Lockhart com as cartas dos fãs por ter chegado na escola pelo Ford Anglia voador, que bateu no Salgueiro Lutador.
- 4º ano: Harry quase recebeu uma detenção por ter xingado Snape, que foi injusto quando Malfoy fez os dentes de Hermione crescerem, mas não foi castigado.
- 5º ano: por não deixar de lado a idéia de que Voldemort voltou, Harry cumpre detenção com Umbridge. Ele tem que escrever a frase “Não devo contar mentiras” com uma pena que usa o sangue de quem a usa como tinta. Essa detenção rendeu a Harry uma cicatriz permanente nas costas da mão direita.
- 6º ano: por ser atrevido com Snape, Harry tem que limpar arquivos de antigos transgressores de Hogwarts, copiar os que foram danificados pelo tempo e depois colocá-los em ordem alfabética.
N.O.M.s: Ganhou 7 N.O.M.s (de 9 tentativas): Astronomia (A); Trato de Criaturas Mágicas (E); Feitiços (E); Defesa contra as Artes das Trevas (O); Adivinhação (P); Herbologia (E); Poções (E); Transfiguração (E). Essas notas qualificaram Harry para uma carreira como Auror.
N.I.E.M.s: Não prestou os exames por ter abandonado a escola para procurar pelas Horcruxes.
Quadribol: Apanhador para o time da Casa da Grifinória de 1991 a 1997 (o jogador mais jovem para um time de uma Casa em cem anos). Capitão durante o sexto ano.
Outras escolas: antes de ser admitido em Hogwarts, Harry deveria ter freqüentado a escola pública da região Stonewall High. Mais tarde, devido ao curso de Hogwarts, os Dursley explicaram a ausência de Harry durante os anos letivos dizendo às pessoas que ele freqüentava o Centro St. Brutus para Meninos Irrecuperáveis, “uma instituição de primeira classe para casos irrecuperáveis.” (PdA2, CdF1).
DEPOIS DA ESCOLA E CARREIRA
Enquanto freqüentava a escola, Harry decidiu se tornar um Auror (OdF), decisão que parece ter sido influenciada pelo comentário do falso Moody, que lhe disse que ele daria um bom Auror. Esse desejo se tornou verdade e, depois que Voldemort foi assassinado, o Ministro da Magia Kingsley Shacklebolt chamou Harry para se tornar um Auror. Em suas relações, Harry reatou com Gina, com quem se casou e teve três filhos: Tiago Sirius, Alvo Severo e Lílian Luna.
CRIMES
Harry foi nomeado “Indesejável Número Um” pelos Comensais da Morte que controlaram o Ministério. Uma recompensa de 10 mil galeões era oferecida por sua captura (RdM16). Na invasão a Gringotes, Harry usa várias vezes a Maldição Império, o que seria suficiente para condenação a Azkaban.
PRESENTES DE ANIVERSÁRIO
Dos Dursley:
- 10 anos: Harry ganhou um cabide e um par de meias velhas do tio Valter.
De Hagrid:
- 11 anos: um grande e pegajoso bolo de chocolate com a frase Feliz Aniversário escrita em glacê verde e a coruja Edwiges.
- 13 anos: O Livro Monstruoso dos Monstros
- 14 anos: um bolo
- 17 anos: Uma bolsinha de pele de briba para usar no pescoço.
De Hermione:
- 13 anos: Estojo para manutenção de vassouras (Havia um frasco grande de líquido para polir cabos, uma tesoura prateada e reluzente para aparar cerdas, uma pequena bússola para prender na vassoura em viagens longas e um manual “Faça a manutenção da sua vassoura” – PdA).
- 14 anos: bolo e cartão. (CdF2).
- 15 anos: caixa de chocolates da Dedosdemel, que Harry jogou no lixo sem abrir e depois se arrependeu. (OdF1)
- 17 anos: Bisbilhoscópio (RdM7)
De Rony:
- 13 anos: o primeiro cartão de aniversário de sua vida, uma carta e um Bisbilhoscópio de bolso. (PdA1)
- 14 anos: bolo e cartão. (CdF2).
- 15 anos: caixa de chocolates da Dedosdemel, que Harry jogou no lixo sem abrir e depois se arrependeu. (OdF1)
- 17 anos: o livro Doze Maneiras Infalíveis de Encantar Bruxas. (RdM7)
De Gina:
- 17 anos: um beijo melhor do que um uísque de fogo.
Da Sra. Weasley:
- 16 anos: um bolo de aniversário na celebração que ocorreu na Toca, servido junto com notícias fresquinhas sobre novos ataques de dementadores.
- 17 anos: Relógio de pulso de seu irmão, Fabiano, de ouro com estrelas girando no mostrador ao invés de ponteiros; e um bolo com forma de pomo-de-ouro.
De Gui e Fleur:
- 17 anos: Barbeador encantado, que deve ser usado com ordens de quem está o usando, “de outre mode vai se verr com menos pêlos do que gostarria…”.
Dos Delacours:
- 17 anos: uma caixa de bombons.
De Fred e Jorge:
- 17 anos: uma enorme caixa com as últimas Gemialidades Weasley.
PRESENTES DE NATAL
Dos Dursley:
- livro 1: uma moeda de cinqüenta pence (PF12).
- livro 2: um palito de dente (CS12)
- livro 4: única folha de papel absorvente (CdF23)
Da Tia Guida:
Uma caixa de biscoitos de cachorro quando Harry tinha sete ou 8 anos (PdA).
De Hagrid:
- livro 1: uma flauta tosca de madeira entalhada pelo próprio Hagrid (PF12).
- livro 2: uma grande lata de bolinhos de chocolate, que Harry decidiu deixar amolecer junto à lareira antes de comer (CS12).
- livro 4: uma enorme caixa de doces com todos os que Harry mais gostava – Feijõezinhos de Todos os Sabores Bertie Botts, Sapos de Chocolate, Chicles de Baba-Bola e Delícias Gasosas (CdF23).
De Hermione:
- livro 1: uma grande caixa de sapos de chocolate (PF12).
- livro 2: uma caneta de luxo de pena de águia (CS12).
- livro 4: um livro intitulado Os Times de Quadribol da Grã-Bretanha e da Irlanda (CdF23).
- livro 5: uma agenda falante que não deixa seu dono esquecer sobre os deveres (OdF23).
De Rony:
- livro 2: um livro chamado Voando com os Campeões (CS12).
- livro 4: uma grande sacola de bombas de bosta (CdF23).
- livro 5: uma Bússola para Vassouras (OdF23).
Da Sra. Weasley:
- livro 1: um suéter tricotado com linha grossa verde-clara e uma grande caixa de barras de chocolate feito em casa (PF12).
- livro 2: um suéter tricotado por ela mesma e um grande bolo de Natal (CS12).
- livro 3: uma suéter vermelha com o leão da Grifinória no peito, uma dúzia de tortas de frutas secas e nozes, um bolo de Natal e uma caixa com crocantes de nozes. (PdA11)
- livro 4: um novo suéter (verde com a estampa de um dragão – Harry imaginou que Carlinhos lhe contara tudo sobre o Rabo-Córneo) e uma grande quantidade de tortas caseiras de frutas secas. (CdF23).
- livro 5: o costumeiro suéter tricotado à mão e algumas tortas de frutas secas e especiarias (OdF23).
- livro 6: uma suéter com um grande pomo de ouro no peito, tricotado
a mão pela Sra. Weasley (EdP16).
De Dumbledore:
- livro 1: a capa de invisibilidade de Tiago, que estava em sua posse. (PF12)
De Dobby:
- livro 4: meias feitas pelo próprio Dobby: a meia esquerda era vermelho-berrante e tinha uns desenhos de vassouras, a direita era verde, com um desenho de nós. (CdF23).
- livro 5: um quadro realmente horrendo que Harry suspeitava ter sido pintado pelo próprio elfo (OdF23).
De Fred e Jorge Weasley:
- livro 3: o mapa do Maroto; um presente de natal adiantado (PdA11).
- livro 6: uma grande caixa com produtos da Gemialidades Weasley (EdP16).
De Sirius:
- livro 4: canivete maneiro com acessórios para abrir qualquer porta e desfazer qualquer nó (CdF23).
- livro 5: o livro A magia defensiva na prática e seu uso contra as artes das trevas, contendo esplêndidas e comoventes ilustrações coloridas de todos as contra-azarações e dos feitiços descritos (OdF23).
De Tonks:
- livro 5: um pequeno modelo de Firebolt (OdF23).
De Monstro:
- livro 6: um pacote com numerosas larvas de varejeira (EdP16).
Presentes que estavam na mesa do Salão Principal no natal (possivelmente, todos os alunos devem ter ganhado):
- livro 1: uma montanha de brinquedos das bombinhas, inclusive uma embalagem de balões luminosos e não-explosivos, um kit para cultivar capixingui, a planta símbolo de Hogwarts, e um jogo de xadrez de bruxo (PF12).
OUTROS PRESENTES
De Hagrid:
- livro 1: álbum mágico de fotografias de seus pais (PF17).
- livro 3: para tentar animar o garoto diante da destruição de sua vassoura, Hagrid o mandou um buquê de flores com lagartinhas, que pareciam repolhos amarelos (PdA10).
- livro 4: bolos duros como pedra (CdF3).
De Hermione:
- livro 4: uma enorme caixa de lanchinhos sem açúcar (CdF3).
De Gina:
- livro 2: cartão musical de dia dos namorados (CS13).
- livro 3: para tentar animar o garoto diante da destruição de sua vassoura, , Gina enviou a ele um cartão de votos de saúde, feito por ela mesma, que cantava com voz esganiçada a não ser que Harry o guardasse fechado embaixo da fruteira (PdA10).
De McGonagall:
- livro 1: Nimbus 2000 (PF9).
Da Sra. Weasley:
- livro 4: um enorme bolo de frutas e tortinhas variadas (CdF3).
De Dumbledore:
- livro 7: em seu testamento, Dumbledore deixou para Harry o pomo de ouro capturado por ele em seu 1º jogo de quadribol e a espada de Gryffindor.
De Fred e Jorge Weasley:
- livro 1: um assento de vaso sanitário, confiscado por Madame Pomfrey, que considerou o presente pouco higiênico (PF17).
- livro 6: Detonadores-Chamariz (EdP6).
De Sirius:
- livro 5: o espelho-de-dois-sentidos (OdF38).
- livro 6: em seu testamento, Sirius passou para Harry tudo que possuía (dinheiro e possessões pessoais, como o Largo Grimmauld e Monstro) (EdP3).
De Flitwick:
- livro 5: uma caixa de ratinhos de açúcar que guinchavam (OdF26).
De Romilda Vane:
- livro 6: caldeirões de chocolate recheados com uísque de fogo e poção do amor (EdP15).
Amigos não-nomeados e admiradores:
- livro 1: “metade da loja de doces” (PF17).
PRESENTES QUE HARRY DEU
- Para Hermione: Oníóculos (CdF7) e Nova teoria de numerologia (OdF23).
- Para Rony: guloseimas no trem (PF), Onióculos (CdF7), novas vestes a rigor (por meio dos gêmeos) (CdF, OdF9), luvas de goleiro e – sem querer – os chocolates envenenados de Romilda (EdP). De natal, Harry deu a Rony uma moeda de cinqueenta pence (PF12), uma bússola de vassoura (OdF23) e um boné do Chudleu Cannons (CdF23).
- Para Dobby: um par de meias amarelo-mostarda cheias de bolotinhas (CdF23).
- Para Fred e Jorge: seu prêmio do Torneio TriBruxo de 1000 galeões (CdF36).
- Para Gina: coleção de livros de Lockhart (CS4).
PROFECIAS
“Vai acontecer hoje à noite.”
“O Lord das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos doze anos. Hoje à noite, antes da meia-noite… O servo vai se libertar e se juntar ao seu mestre. O Lord das Trevas vai ressurgir. Com a ajuda do seu servo, maior e mais terrível que nunca. Hoje â noite… O servo… Vai se juntar.. Ao seu mestre…” (Sibila Trelawney em PdA16)
Apesar de tudo, Harry não iria “morrer cedo, viveria até uma velhice madura, seria ministro da Magia e teria doze filhos.” (Sibila Trelawney em OdF26)
“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…” (Sibila Trelawney em OdF37)
SONHOS
Em Pedra Filosofal:
- Uma motocicleta voadora (PF2).
- “Quando era mais novo Harry sonhara muitas vezes com um parente desconhecido que vinha levá-lo embora, mas isto nunca acontecera, os Dursley eram sua única família.” (PF2)
- “Estava usando o turbante do Professor Quirrell, que não parava de conversar com ele, dizendo que devia se mudar para Sonserina imediatamente, porque era seu destino. Harry disse ao turbante que não queria ir para Sonserina,o turbante foi ficando cada vez mais pesado, Harry tentou tirá-lo, mas ele começou a apertar sua cabeça até doer e aí Malfoy apareceu, rindo do esforço dele. Depois Malfoy se transformou no professor de nariz de gancho, Snape, cuja gargalhada ecoou alta e fria, houve um clarão verde e Harry acordou, suado e trêmulo.” (PF7)
- “Sonhava repetidamente com os pais desaparecendo em um relâmpago de luz verde enquanto uma voz esganiçada gargalhava.” (PF13)
- “Neville achou que Harry estava com uma crise de nervos provocada pelos exames, porque Harry não conseguia dormir, mas a verdade é que seu antigo pesadelo o mantinha acordado, só que agora estava pior que nunca, pois havia nele uma figura encapuzada que pingava sangue.” (PF16)
Em Câmara Secreta:
- “Sonhou que estava sendo exibido num zoológico, com uma etiqueta presa à gaiola em que se lia: BRUXO MENOR DE IDADE. As pessoas o observava por trás das grades, faminto e fraco, deitado numa cama de palha. Ele viu o rosto de Dobby na multidão e gritou pedindo ajuda, mas Dobby respondeu: “Harry Potter está seguro aí, meu senhor!” e desapareceu. Então os Dursley apareceram e sacudiram as grades da gaiola, rindo-se dele.” Ele acorda do sonho e vê Rony no Ford Anglia (CS2).
Prisioneiro de Azkaban:
- “Harry dava breves cochilos, mergulhando em sonhos cheios de mãos podres e pegajosas e súplicas fossilizadas, acordando de repente para voltar a pensar na voz da mãe.” (PdA10)
- “Primeiro, sonhou que perdera a hora e que Wood gritava “Onde é que você se meteu? Tivemos que chamar Neville para substituí-lo!”. Depois sonhou que Malfoy e o resto do time da Sonserina chegavam para a partida montados em dragões. Harry voava a uma velocidade vertiginosa, tentando evitar o jorro de chamas que saía da boca da montaria de
Malfoy, quando percebeu que esquecera sua vassoura. Começou, então, a cair pelo ar e acordou assustado.” (PdA15)
- “Teve um sonho muito estranho. Estava andando por uma floresta, a Firebolt ao ombro, seguindo uma coisa branco-prateada. Ela avançava entre as árvores e Harry só conseguia avistá-la entre a folhagem. Ansioso para alcançá-la, apressou o passo, mas ao fazer isso, a coisa que ele perseguia acelerou também. Harry começou a correr e, à frente dele, ouviu cascos que ganhavam velocidade. Agora ele estava correndo desabalado e, à frente, ouvia a coisa galopar. Então ele fez uma curva para dentro de uma clareira e…” (PdA) acordou com grito de Rony.
Cálice de Fogo:
- Harry sonha com a presença de Voldemort e Rabicho na casa dos Riddle e com o assassinato de Franco Bryce. (CdF1, CdF2)
- “A sereia no quadro do banheiro dos monitores-chefe estava dando risadas. Harry flutuava como uma rolha na água borbulhante próximo ao rochedo do quadro, enquanto ela agitava a Firebolt dele na mão.
— Venha buscá-la! — riu a sereia maliciosamente. — Anda, salta!
— Não posso — ofegou Harry, tentando arrebatar a Firebolt ao mesmo tempo em que lutava para não afundar. — Me dá a vassoura!
Mas a sereia apenas o cutucava dolorosamente do lado do corpo com o cabo da vassoura, caçoando dele.
— Isso dói, sai para lá, ai…” (CdF26)
No final, Dobby acaba o acordando.
- Harry está montado em um corujão, que o está levando para a casa de Riddle, onde há dois homens conversando e uma cobra. Escuta por alto uma conversa entre Voldemort e Rabicho sobre matar alguém para encobrir um erro de Rabicho (CdF29).
Ordem da Fênix:
- “Harry ouviu distintamente outros virem subindo… na realidade, criaturas de muitas pernas galopavam para cima e para baixo do lado externo da porta, e Hagrid, o professor de Trato das Criaturas Mágicas, ia dizendo “Umas lindezas, não são?,Este semestre vamos estudar armas…”, e Harry viu que as criaturas tinham,canhões em lugar de cabeças e estavam manobrando para enfrentá-lo…” (OdF6)
- Sonhos com o corredor do Departamento de Mistérios começam em agosto quando ele está no Largo Grimmauld, número 12. (OdF6)
- “Harry teve uma noite inquieta. Seus pais entravam e saíam dos seus sonhos, sempre calados; a Sra. Weasley soluçava sobre o cadáver de Monstro, observada por Rony e Hermione, que estavam usando coroas, e mais uma vez Harry se viu descendo por um corredor que terminava em uma porta fechada. Acordou bruscamente com a cicatriz formigando e encontrou Rony já vestido e falando com ele.” (OdF10).
- “Ele não ia dividir seus sonhos com ninguém. Sabia perfeitamente bem o que
significava o pesadelo freqüente com um cemitério.” (OdF12).
- Harry sonhou que estava de novo na sala da AD. Cho o acusava de tê-la atraído ali sob falsos pretextos; disse que ele lhe prometera cento e cinqüenta cartões de Sapos de Chocolate se ela aparecesse e também sua Firebolt. O sonho mudou e Harry sonha ser Nagini e acaba testemunhando um ataque real ao Sr. Weasley (OdF21).
- “Sonhou que Neville e a Profª Sprout estavam valsando na Sala Precisa ao som de uma gaita de foles que a Profª McGonagall tocava. Ele os observou por uns momentos, então resolveu ir procurar os outros membros da AD.
Mas, quando saiu da sala deparou, não com a tapeçaria de Barnabás, o Amalucado, mas com um archote ardendo em seu suporte na parede de pedra. Ele virou a cabeça Lentamente para a esquerda. Lá, na extremidade do corredor sem janelas, havia uma porta comum preta.” (OdF26)
Enigma do Príncipe
- “Harry acordou na manhã seguinte se sentindo meio tonto e confuso em conseqüência de uma série de sonhos em que Rony o perseguira com um bastão de quadribol.” (EdP14)
- “[...]murmurou Harry, que ainda tentava não pensar em Gina mais do que era inevitável, ainda que a garota não parasse de aparecer em seus sonhos em tais situações que ele agradecia aos céus que Rony não fosse apto em Legilimência.” (EdP15)
- “A mente de Harry trabalhou febrilmente, e seus sonhos,quando ele finalmente adormeceu, foram interrompidos e perturbados por imagens de Malfoy, que se transformava em Slughorn, que se transformava em Snape…” (EdP21).
- “Este mantra parecia perpassar sua mente quando ele adormecia, e seus sonhos eram coalhados de taças, medalhões e objetos misteriosos que ele não conseguia pegar, embora Dumbledore lhe oferecesse prestimosamente uma escada de corda que se transformava em cobras no instante em que começava a galgá-la…” (EdP30).
Relíquias da Morte:
- Inicialmente, Harry acredita que suas visões de Voldemort são sonhos (RdM);
- Sonho com Nagini, a pedra encravada no anel de Peverell e uma grinalda de rosas de Natal.
SOBRE
No dia 31 de julho de 1980, nasceu um garoto que mudaria para sempre a história da comunidade mágica. A profecia feita por Sibila Trelawney a Alvo Dumbledore regia que o filho de Lílian e Tiago Potter teria poderes que o Lord das Trevas desconhece. Tal predestinação culminou no assassinato de seus pais pelas mãos de Voldemort no Halloween de 1981. O que o bruxo não esperava é que ao tentar matar Harry, ele de fato faria com que a profecia se realizasse.
“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…” (Sibila Trelawney em OdF37)
Ao ser atingido pelo raio verde do Avada Kedavra, a maldição ricocheteou, não matou Harry e o bruxo das Trevas foi destruído. O único pedaço da alma de Voldemort, então, se refugiou no corpo de Harry, que adquiriu poderes de Ofidioglossia, e passou a ser conhecido na sociedade bruxa como o Menino Que Sobreviveu.
Órfão de pai e Mãe, Dumbledore decidiu deixá-lo na casa de seus tios Trouxas, os Dursley, com quem passou 10 anos de sua infância. Sempre menosprezado e maltratado, o garoto sequer sabia do mundo mágico, até que em seu décimo primeiro aniversário, o gigante Rúbeo Hagrid foi até ele e lhe contou toda a verdade e ainda entregou a carta de aceitação do garoto em Hogwarts, que os tios tanto tentaram esconder.
Logo na viagem para iniciar o curso do primeiro ano, Harry conheceu Rony e Hermione, com quem criou fortes laços de amizade que o acompanhariam em uma saga épica. Logo no primeiro ano, com a ajuda de seus amigos, Harry evitou que Voldemort conseguisse a Pedra Filosofal. Até o quarto anos, os três fizeram muito mais, como revelar o mistério da Câmara Secreta e a verdade sobre Sirius, que descobriu ser seu padrinho, e salvar Bicuço. Aos poucos, Harry foi descobrindo sobre a vida de seus pais em Hogwarts e como se parecia com eles. Todo esse conhecimento serviria, mais tarde, de motivação para enfrentar Lorde Voldemort, que estava prestes a ressurgir.
No quarto ano, Harry teve seu nome depósito no Cálice de Fogo por Bartô Crouch Jr. e foi obrigado a competir pelo Torneio TriBruxo. Tudo não se passava de uma tentativa de encobrir um possível assassinato de Harry, que poderia aparecer morto após a terceira tarefa: no Labirinto, ele e Cedrico Diggoy, ao tocarem a taça, foram transportados para um cemitério, local escolhido por Tom Riddle para renascer. Logo que chegaram lá, Cedrico foi assassinado e Rabicho tirou sangue de Harry à força para a poção de renascimento. Usando o Expelliarmus, Harry conseguiu escapar de Voldemort.
No ano seguinte, toda a sociedade se voltou contra ele e Dumbledore, se negando a acreditar sobre o retorno do bruxo das trevast. Sem grande apoio, Harry passou um ano difícil e se viu com sua mente conectada a de Voldemort. Enfrentando o Ministério da Magia e Dolores Umbridge, Harry criou a Armada de Dumbledore, para ensinar aos demais estudantes a como se defender, já que um futuro confronto com o Lord e seus aliados era eminente. No meio de tudo isso, Harry iniciou um relacionamento com Cho Chang, que logo terminou. Se não fosse uma batalha no ministério da Magia, o retorno do Lord não teria sido conhecido por todos. No Departamento de Mistérios, a guerra travada fez sua primeira vítima, o padrinho de Harry, Sirius Black.
Pelo menos, Harry descobriu o conteúdo da profecia feita sobre ele. Dumbledore, por sua vez, decidiu que era hora de, junto com Harry, investigar o passado de Voldemort, a fim de descobrir seu calcanhar de Aquiles e logo descobriu sobre as Hrocruxes. Este foi o momento em que Harry mais se viu distante de Rony e Hermione, que não mais se entendiam – uma forma de mostrar que estavam apaixonados um pelo outro. Então, o garoto encontrou refúgio nos braços de Gina Weasley, que se tornaria sua esposa no futuro. Na busca do Medalhão Horcrux, Harry e Dumbledore acabaram indo a uma caverna, na qual conseguiram um medalhão – mas, mal sabiam eles, que este era falso. Ao voltarem para Hogwarts, descobriram que os Comensais haviam a invadido. Harry acabara de passar as últimas horas da vida do diretor ao seu lado, que teve seu fim pelas mãos de Snape.
Revoltado, ele prometeu vingança contra Snape e destruir todas as Horcruxes. Com ajuda de Rony e Hermione, Harry o faz a grande custo, sacrifando seu sétimo ano escolar e em meio a muitas mortes de pessoas próximas, porém o destino revelou que Severo Snape não matara Alvo de vontade própria, mas sim a pedido da própria vítima. Em homenagem a ele, Harry dá o nome de Alvo Severo ao seu filho caçula, que Teve com Gina, além de Tiago Sirius e Lílian Luna.
Depois de quase sete anos colocando a vida em risco, Harry finalmente morre – mas não morre. Voldemort mata o último pedaço de sua alma que se escondeu em Harry há 17 anos. No mundo dos mortos, Harry conversa com Dumbledore e descobre que pode voltar à vida para concretizar a profecia. Pouco depois, ele derrota Voldemort com um Avada Kedavra que o próprio lançou.
NOS FILMES
Daniel Radcliffe interpreta o Menino Que Sobreviveu em todos os filmes da série.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário