quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Pedro (Rabicho) Pettigrew
Pedro Pettigrew nasceu entre 1958 e 1959. Tornou-se amigo inseparável de Tiago Potter, Sirius e Lupin durante a adolescência, quando passaram a se autodenominar os Marotos. Era o mais incapaz dentre os quatro, e foi o último a dominar a transformação Animaga. Fisicamente, sempre foi uma pessoa pequena, com os olhos miúdos e lacrimosos sobrepostos à cara de rato muito pálida. Há leves indícios de que ele seja uma pessoa medrosa, submissa, oportunista e egoísta nas lembranças de Snape, em Ordem da Fênix. Estas características já haviam sido confirmadas, entretanto, em Prisioneiro de Azkaban, quando descobrimos que foi “Rabicho”, como era chamado em Hogwarts, quem denunciou o paradeiro dos Potter a Lord Voldemort, que os caçava. Outro ponto fundamental para a definição do caráter de Pettigrew é o seu comportamento durante a história: ele sempre esteve do lado mais forte para sua concepção, mas sempre foi desprezado pelos seus companheiros, em contrapartida.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Draco Malfoy
NOMES
Nome completo: Draco Malfoy.
Significado do nome: “Draco” é dragão, serpente, em Latim. ‘Malfoy’ significa ‘má fé’. Logo, Draco Malfoy significa Dragão de má fé.
Apelidos: ‘doninha nervosinha’ por Hermione.
DATAS
Nascimento: 5 de junho de 1980.
Falecimento: desconhecido.
APARÊNCIA
Olhos: conzentos e frios.
Cabelo: loiros.
Características marcantes: rosto pálido e fino.
Roupas e acessórios: vestes de veludo negro com gola alta que usou no Baile de Inverno.
Tatuagem: Marca Negra no braço esquerdo.
Descrição:
“Um adolescente pálido, de rosto pontudo e cabelos louro-brancos apareceu por trás da arara usando um belo conjunto de vestes verde-escuras, em que cintilavam alfinetes na barra da saia e das mangas.” (EdP06).
FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: sangue-puro.
Pai: Lúcio Malfoy.
Mãe: Narcisa Malfoy.
Esposa: Astoria (Greengrass) Malfoy.
Filhos: Escópio Malfoy.
Avós paternos: Abraxas Malfoy. Avó desconhecida.
Avós maternos: Druella Rosier e Cygnus Black.
Tios: Belatriz Lestrange, Rodolfo Lestrange, Andrômeda Tonks e Ted Tonks.
Primo: Ninfadora Tonks, Sirius e Régulo Black e Molly Weasley.
Sobrinhos: não.
Afilhado: desconhecido.
Padrinho: desconhecido.
Melhores amigos: Crabbe e Goyle.
Piores Inimigos: Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger.
Relacionamentos: namorou com Pansy Parkinson, mas acabou se casando com Astoria Greengrass.
Animal de estimação: nenhum.
Elfo-doméstico: Dobby e os outros da Mansão dos Malfoy.
Casas: Mansão dos Malfoy, Wiltshire.
Infância: Mansão dos Malfoy, Wiltshire.
Associações & afiliações: Comensais da Morte e Brigada Inquisitorial.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: Vinte e cinco centímetros, flexível, feita de Pilriteiro e núcleo de pêlo de unicórnio.
Vassoura: 1991: Comet 260. 1992-1997: Nimbus 2001.
Objetos: Mão da Glória.
Habilidades: Maldição Imperius, provocar e intimidar, voar, Poções, Oclumência.
Poderes especiais: nenhum.
Feitos: conseguiu desarmar Dumbledore.
Meias: desconhecidas.
Caligrafia:desconhecida.
Citações:
“— Ah, alguns têm espinhos — disse Hagrid (…) — Acho que são os machos… As fêmeas têm uma espécie de sugador na barriga… Acho que talvez seja para sugar sangue.
— Bom, sem a menor dúvida eu entendo por que estamos tentando manter esses bichos vivos — disse Malfoy sarcasticamente. — Quem não iria querer animalzinhos de estimação que podem queimar, picar e morder, tudo ao mesmo tempo?” (CdF13).
Hobbies: Quadribol e Artes das Trevas.
FICHA MÁGICA
Espelho de Ojesed (maior desejo): desconhecido.
Bicho-Papão (maior medo): desconhecido.
Patrono: desconhecido.
Cheiros de Amortentia: desconhecidos.
Dementadores (pior memória): desconhecida.
Pode ver testrálios?: sim, testemunhou a morte de Caridade Burbage.
Cofre do Gringotes: desconhecido.
Forma animaga: não tem.
HOGWARTS
Casa: Sonserina.
Período do Curso: 1991-1998.
Organizações e afiliações: Monitor, Brigada Inquisitorial.
Matérias escolhidas no 3º ano: Trato de Criaturas Mágicas, as outras desconhecidas.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: Poções, Defesa Contra as Artes das Trevas, Transfiguração, Feitiços, as outras desconhecidas.
Prêmios: Monitor.
Detenções: detenção com a professora McGonagall por não ter terminado as tarefas, e detenção na Floresta Proibida por estar fora da cama altas horas da noite.
N.O.M.s: desconhecidos.
N.I.E.M.s: desconhecidos.
Quadribol: jogou como apanhador do Time de Quadribol da Sonserina.
Outras escolas: quase foi estudar na Durmstrang, mas Narcissa não queria ficar longe do filho.
DEPOIS DE HOGWARTS E CARREIRA
Não se sabe, mas Draco tinha muito dinheiro para precisar trabalhar.
CRIMES
Usar a Maldição Imperius, envenenar Rony Weasley, entregar um colar amaldiçoado a Cátia Bell que quase matou a garota, planejar a morte de Dumbledore.
SOBRE
Draco é o filho único de Lúcio e Narcisa Malfoy. Ele estuda em Hogwarts na mesma série que Harry, que é seu maior inimigo na escola. Draco entrou para o Time de Quadribol da Sonserina como apanhador, logo depois de seu pai comprar uma Nimbus 2001 para cada membro da equipe. Apesar de voar bem, ele nunca conseguiu vencer Harry em um jogo.
Draco e Harry se conheceram em 31 de julho de 1991, na loja Madame Malkin, no Beco Diagonal. Harry logo teve uma impressão ruim do garoto, que ainda tentou fazer amizade com ele apenas porque ele era o ‘famoso Harry Potter’. Depois de Harry deixar bem claro que não gostava de seu jeito, Draco passou a perseguí-lo e tentar humilhá-lo sempre que o via.
Draco está sempre ladeado por dois garotos, Crabbe e Goyle, que no lugar de serem amigos dele, são uma espécie de capangas. Draco subestima a inteligência deles, e tem motivos para isso. O garoto é extremamente frustrado pela atenção que Harry recebe por ser famoso e excelente jogador de Quadribol. A frustração também é direcionada a Hermione que, mesmo sendo nascida trouxa, é a primeira da turma. Draco tem o mesmo preconceito contra os nascidos-trouxas e mestiços quanto seus pais, e demonstra isso todo o tempo, direcionando as forças de seus insultos na maior parte do tempo a Hermione.
Quando o hipogrifo Bicuço o arranhou depois de Draco ofendê-lo quando Hagrid disse para não fazê-lo, o garoto vai parar na Ala Hospitalar. Se recupera logo do braço, mas continua fingindo, aproveitando-se disso para faltar aulas e chegar atrasado. Além disso um de seus objetivos era fazer Hagrid ser demitido, mas quando não conseguiu isso, fez de tudo, até conseguir, que o hipogrifo fosse condenado à morte. Harry e Hermione, porém, conseguem salvar Bicuço, e ajuda-o a fugir da escola com Sirius.
Draco sabe das coisas que seu pai faz de ruim. Ele sabia que seu pai era o responsável pela abertura da Câmara Secreta e ataque aos alunos nascidos trouxas, e sabia que seu pai era um dos Comensais da Morte mascarados atacando a família de trouxas na Copa Mundial de Quadribol. O garoto parece achar tudo isso certo, pois condiz com sua crença da supremacia da pureza do sangue bruxo.
Quando seu pai foi preso no Ministério, Draco evolui rapidamente de um menino mimado a um homem frio. Voldemort lhe dera uma tarefa impossível: matar Dumbledore. O bruxo sabe que o garoto não é capaz, e faz isso apenas para vê-lo morrer na tentativa, como uma punição pelo fracasso de Lúcio no Departamento de Mistérios. No meio tempo que tenta consertar o Armário Sumidouro para trazer Comensais a Hogwarts, ele tenta várias vezes, depois que é tomado pelo desespero por causa das ameaças de Voldemort, maneiras infrutíferas de matar Dumbledore. Envenena uma garrafa de Hidromel, que acaba envenenando Rony, e entrega um colar amaldiçoado a Cátia Bell na esperança de ela entregá-lo a Dumbledore, mas a garota acaba tocando no colar e indo parar no St. Mungus.
O que no começo era honra em servir Voldemort, acabou se tornando desespero em se manter vivo e à sua família. Sabemos que Draco começa a se encontrar com Murta que Geme no banheiro, e desabafar com ela seus temores. Mesmo sabendo que sua vida e a de sua família inteira depende disso, Draco não consegue matar Dumbledore quando o encurrala na Torre de Astronomia, ao invés disso aparece Snape que, por ordem prévia de Dumbledore, executa o serviço, levando Draco para longe dali.
Draco voltou a Hogwarts em seu sétimo ano. A escola agora dominada pelos Comensais da Morte, os irmãos Carrow, e dirigida por Snape. Draco continua aterrorizado com a acensão de Voldemort e tudo o que o bruxo obriga a ele e sua família de fazer. Quando Harry, Rony e Hermione foram levados por Sequestradores para sua Mansão nas férias de páscoa, Draco finge não reconhecer os ex-colegas de escola, provavelmente aterrorizado com o que poderia acontecer com eles.
Quando Voldemort e os Comensais da Morte invadem Hogwarts, porém, ele fica no castelo com Crabbe e Goyle na esperança de capturar Harry, e devolver a segurança à sua família. Ele falha, e Crabbe acaba destruindo com o Fogomaldito toda a Sala que se Esconde Tudo, uma forma da sala precisa, onde eles estavam. Harry, Rony e Hermione encontram vassouras para escapar, e voltam para salvar a vida dos colegas, mas só conseguem emcontrar Draco e Goyle: Crabbe acabou morrendo no fogo que ele próprio conjurara.
Depois da Batalha, os Malfoy estavam reunidos no Salão Principal meio deslocados, mas ignorados por todos que comemoravam. Narcisa ajudara Harry fingindo que o garoto estava morto para poder voltar ao castelo e salvar seu filho, e por isso Harry impediu que ela e o marido fossem presos.
As coisas mudaram entre Draco e Harry, Rony e Hermione. Dezenove anos depois eles se tornaram cordiais, mas jamais amigos.
NOS FILMES
Draco Malfoy é interpretado por Tom Felton.
Dobby é um elfo-doméstico que representa um papel muito importante na trama toda. Ele surge como o elfo-doméstico da família Malfoy e tenta proteger Harry do “mal” que ocorreria em seu segundo ano escolar. Surge diversas vezes no livro, ajudando Harry quando possível, e se auto-punindo quando necessário. No final deste mesmo livro, após se mostrar um elfo muito grato a Harry por banir Voldemort do mundo bruxo e melhorar a condição de vida dos seus companheiros, Harry liberta-o da família Malfoy.
Após ser libertado, procura novo emprego, mas desta vez, exigindo salário, como nunca outro elfo-domético havia feito. Encontra emprego em Hogwarts, onde Dumbledore concorda em lhe pegar pelo serviço prestado. Continua aparecendo no decorrer dos livros, ajudando Harry, por exemplo, na Segunda Tarefa do Torneio Tribruxo ao lhe dar guelricho, ao sugerir a Sala Precisa para as reuniões da Armada de Dumbledore e seguindo os passos de Draco.
Na Segunda Guerra Bruxa, salva Harry, Rony, Hermione, Luna, Grampo e o Sr. Olivaras da Mansão dos Malfoy, desaparatando do local para o Chalé das Conchas. Durante a batalha, contudo, é morto com uma adaga atirada por Belatriz. Uma perda muito sofrida para Harry.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Jorge Weasley
NOMES
Nome completo: Jorge Weasley.
Significado do nome: Na Grã Bretanha e na Irlanda a doninha (weasel em inglês) tem a reputação de ser um animal azarento, mas J. K. desde criança tem grande afeição por animais dessa família.
Apelidos: desconhecidos.
DATAS
Nascimento: 1 de abril de 1978.
Falecimento: desconhecido.
APARÊNCIA
Olhos: desconhecido.
Cabelo: ruivos.
Características marcantes: sardas. Corpo musculoso, e mais baixo que Rony.
Roupas e acessórios: suéter Weasley com a letra “J” (em inglês “G”) e jaqueta de couro de dragão.
Tatuagem: desconhecido.
Cicatrizes: falta-lhe uma orelha.
Descrição:
“(…) encarou os Weasley, boquiaberto, incapaz de falar, todos de cabelos ruivos, inclusive Fred e Jorge, gêmeos idênticos até a última sarda.” (CdF04)
FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: Puro-sangue.
Pai: Arthur Weasley.
Mãe: Molly Weasley.
Irmãos: Gui, Carlinhos, Fred, Rony e Gina.
Esposa: Angelina Johnson.
Filhos: Fred, em homenagem ao irmão gêmeo e Roxanne.
Avós paternos: Septimus and Cedrella Weasley.
Avós maternos: Molly e Sirius são primos por casamento, então os pais de Molly provavelmente são relacionados aos Prewetts que estão na Árvore da Família Black.
Tios:
-Weasley: Arthur tem dois irmãos que não sabemos os nomes.
-Prewett: Gideão e Fábio Prewett.
-Sobrenome desconhecido: Tio Abílio, que viu o Sinistro e morreu uma semana depois (PdA6). Tia Muriel, que emprestou sua tiara feita por duendea para Fleur em seu casamento(RdM07).
Primo: Mafalda, que nunca apareceu nos livros e seu pai, que é contador (PF06).
Sobrinhos: dez, incluindo Victoire, Alvo Severo, Tiago Sirius, Lílian Luna, Hugo e Rosa.
Afilhado: desconhecido.
Padrinho: desconhecido.
Melhores amigos: Fred Weasley, Lino Jordan, Ordem da Fênix e A.D.
Piores Inimigos: Voldemort e Comensais da Morte.
Relacionamentos: paquerava uma moça do povoado Ottery St. Catchpole com Fred, e parece ter tido alguma coisa com uma das primas de Fleur. Acabou se casando com Angelina Johnson, que fora namorada de Fred em Hogwarts.
Animal de estimação: Errol, a caruja da família, e o vampiro residente no sótão da Toca e Pelúcios.
Elfo-doméstico: nenhum.
Casas: “A Toca” próxima a Ottery St. Catchpole, em Devon. Morou com Fred em cima da loja Gemialidades Weasley no Beco Diagonal.
Infância: “A Toca” próxima a Ottery St. Catchpole, em Devon.
Associações & afiliações: A.D. – Armada de Dumbledore e Ordem da Fênix.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: composição desconhecida.
Vassoura: Cleansweep Five
Objetos: Mapa do Matoto, Fogos de Artifício Dr. Filibusteiro, Bombas de Bosta, Chumbinhos Fedorentos.
Habilidades: muito talentoso em feitiços, tendo inventado muitos artigos de logros e brincadeiras junto com seu irmão, Fred.
Habilidades: nenhuma.
Poderes especiais: não.
Feitos: participou da Batalha de Hogwarts e inventou muitos artigos de logros e brincadeiras junto com seu irmão, Fred.
Meias: desconhecidas.
Caligrafia: desconhecida.
Citações:
” — Bem… Quando estávamos no primeiro ano, Harry… Jovens, descuidados e inocentes…
Harry abafou uma risada. Duvidava se algum dia os gêmeos teriam sido
inocentes.
— Bem, mais inocentes do que somos hoje… Nos metemos numa
certa confusão com Filch.
— Soltamos uma bomba de bosta no corredor e por alguma razão ele
ficou aborrecido…” - (PdA10).
Hobbies: pregar peças.
Invenções:
Varinhas falsas
Fogos Espontâneos Weasley
Creme de Canários
Orelhas Extensíveis
Kit Mata-Aula
Chapéu sem Cabeça
Nugá Sangra-Nariz
Pântano Portátil
Vomitilha
Caramelo Incha Língua
Telescópio Esmurrador
À venda na Gemialidades Weasley:
Kit Mata-Aula
Varinhas de Brinquedo
Penas (Caneta-Tinteiro, Auto Corretora e Resposta Esperta)
Forca Reciclável
Feitiços Patenteados para Devanear
Truques de Magia dos Trouxas
Marcas Negras Comestíveis
Chapéus, Capas e Luvas Escudo
Pó Escurecedor Instantâneo do Peru
Detonadores-Chamariz
Produtos Bruxa Maravilha (Poções do Amor, Infalível Removedor de Espinhas em Dez Segundos)
Mini Pufes
FICHA MÁGICA
Espelho de Ojesed (maior desejo): desconhecido.
Bicho-Papão (maior medo): desconhecido.
Patrono: desconhecido.
Cheiros de Amortentia: desconhecido, mas deve ser o cheiro de Angelina.
Dementadores (pior memória): desconhecido.
Pode ver testrálios?: sim.
Cofre do Gringotes: desconhecido.
Forma animaga: não tem.
Profissão: Dono da Loja Gemialidades Weasley.
Títulos: nenhum.
HOGWARTS
Casa: Grifinória.
Período do Curso: 1989-1995 (não cursou o sétimo ano completo).
Organizações e afiliações: Armada de Dumbledore.
Matérias escolhidas no 3º ano: desconhecidas, mas inclui Feitiços, Transfiguração e D.C.A.T.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: desconhecidas, mas inclui Feitiços, Transfiguração e D.C.A.T.
Prêmios: desconhecidos.
Detenções: muitas, veja algumas AQUI.
N.O.M.s: Só conseguiu três.
N.I.E.M.s: não fez.
Quadribol: jogava como Batedor no Time de Quadribol da Grifinória até ser banido por Umbridge.
Outras escolas: não.
DEPOIS DE HOGWARTS E CARREIRA
Fred e Jorge abandonaram Hogwarts em seu sétimo ano, não tendo completado sua educação mágica. Com o dinheiro do prêmio do Torneio Tribruxo que Harry dera aos dois, eles criaram muitos itens de logros, e abriram sua própria loja no Beco Diagonal, a Gemialidades Weasley. O negócio prosperou, e eles ganharam muito dinheiro até terem que fechar a loja quando os Comensais da Morte começou a caçá-los.
CRIMES
Com exceção às pequenas infrações dentro de Hogwarts quando estudou lá, não conhecemos nenhum.
PRESENTES
Desconhecidos.
SOBRE
Jorge é um dos gêmeos filhos de Arthur e Molly Weasley. Ele e o irmão, Fred, eram muito conhecidos por seu espírito brincalhão e aventureiro, e sabe-se que nunca se importaram em seguir o regulamento da escola, e o único limite que conheciam era o da expulsão. Os gêmeos têm uma personalidade muito parecida, e de certa maneira se completavam desde as piadas que faziam até as travessuras que armavam. No terceiro ano de Harry em Hogwarts, os dois dão ao garoto o segredo do seu sucesso: o Mapa do Maroto. Segundo eles, quando Filch os apanhara quando estavam no primeiro ano, encontraram o Mapa em uma gaveta de sua sala, que dizia: Confiscado e Muito Perigoso. Aprenderam a usar o Mapa e foi assim que descobriram sobre as passagens secretas de Hogwarts até Hogsmeade. No final do quinto ano dos gêmeos em Hogwarts, Harry dá a eles seu prêmio do Torneio Tribruxo, o que garante aos dois um capital inicial para montar sua loja de logros.
No sétimo ano os dois já estavam fazendo experiências com novos produtos das Gemialidades Weasley:
GALEÕES DE GALEÕES!
Sua mesada não está acompanhando suas saídas?
Gostaria de ganhar um extra?
Procure Fred e Jorge Weasley,
sala comunal da Grifinória,
para trabalhos simples, meio expediente e virtualmente indolores.
(Lamentamos informar que todo o trabalho será realizado por conta e risco do candidato.)
- (OdF12)
Nesse ano letivo, decididos como estavam em criar sua loja, e não se preocupando mais se seriam expulsos ou não da escola, fazem de todo o possível para infernizar a vida de Dolores Umbridge, soltando fogos de artifícios inventados por eles mesmos, que quando estuporados, se multiplicavam, soltando bombas de bosta, fazendo nascer um pântano no meio do corredor, que o professor Flitwick deixou uma pequena amostra quando o desfez, para deixar como um monumento a Fred e Jorge.
Finalmente os gêmeos fazem sua grande demonstração dos Fogos Espontâneos Weasley e deixam a escola gloriosamente montados em suas vassouras.
Aproximadamente um ano depois eles já tinham montado sua Gemialidades Weasley no Beco Diagonal, que em pouco tempo rendeu um lucro extraordinário aos dois. Entre os produtos famosos, não podemos deixar de comentar O-Aperto-Você-Sabe-Onde, cujo cartaz dizia:
Para que se preocupar com Você-Sabe-Quem?
DEVIA mais era se preocupar com
O-APERTO-VOCÊ-SABE-ONDE
a prisão de ventre que acometeu a nação!
- (EdP05)
Apesar das brincadeiras, Fred e Jorge entendem a seriedade dos tempos em que vivem, e se juntam à Armada de Dumbledore no seu sétimo e último ano em Hogwarts. Mais tarde eles entram para a Ordem da Fênix e escoltam Harry quando ele vai embora de vez da casa dos Dursley. Jorge acaba perdendo a orelha com um Sectumsempra durante a Batalha no Céu, em julho de 1997. Tem que se esconder com a família quando os Comensais da Morte começasm a caçá-lo, e os dois são uns dos primeiros a chegar na Sala Precisa quando Voldemort planeja atacar Hogwarts. Infelizmente Fred morre durante a Batalha de Hogwarts em maio de 1998, e depois disso Jorge nunca se recuperou da perda de seu irmão gêmeo e melhor amigo.
Jorge acaba se casando com Angelina Johnson, que era namorada de Fred. Os dois tiveram dois filhos, Fred, em homanagem ao irmão gêmeo, e Roxanne.
NOS FILMES
Jorge é interpretado por Oliver Phelps.
Fred Weasley
NOMES
Nome completo: Fred Weasley.
Significado do nome: Weasley: Na Grã Bretanha e na Irlanda a doninha (weasel em inglês) tem a reputação de ser um animal azarento, mas J. K. desde criança tem grande afeição por animais dessa família.
DATAS
Nascimento: 1º de abril de 1978
Falecimento: 2 de maio de 1998, na Batalha de Hogwarts.
APARÊNCIA
Olhos: desconhecido.
Cabelo: ruivos.
Características marcantes: sardas. Corpo musculoso, e mais baixo que Rony.
Roupas e acessórios: suéter Weasley com a letra F.
Descrição:
“(…) encarou os Weasley, boquiaberto, incapaz de falar, todos de cabelos ruivos, inclusive Fred e Jorge, gêmeos idênticos até a última sarda.” (CdF4)
FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: sangue-puro.
Pai: Arthur Weasley
Mãe: Molly Weasley.
Irmãos: Gui, Carlinhos, Jorge, Rony e Gina.
Esposa: nenhuma.
Filhos: nenhum.
Avós paternos: Septimus and Cedrella Weasley.
Avós maternos: Molly e Sirius são primos por casamento, então os pais de Molly provavelmente são relacionados aos Prewetts que estão na Árvore da Família Black.
Tios:
-Weasley: Arthur tem dois irmãos que não sabemos os nomes.
-Prewett: Gideão e Fábio Prewett.
-Sobrenome desconhecido: Tio Abílio, que viu o Sinistro e morreu uma semana depois (PdA6). Tia Muriel, que emprestou sua tiara feita por duendes para Fleur em seu casamento (RdM07).
Primo (a): Mafalda, que nunca apareceu nos livros e seu pai que é contador (PF06).
Sobrinhos: doze, mas não os conheceu.
Afilhado: desconhecido.
Padrinho: desconhecido.
Melhores amigos: Jorge Weasley, Lino Jordan, Ordem da Fênix e A.D.
Piores Inimigos: Voldemort e Comensais da Morte.
Relacionamentos: Foi ao baile de Inverno com Angelina Johnson.
Animal de estimação: Errol, a coruja da família, o vampiro do sótão e Pelúcios.
Elfo-doméstico: nenhum.
Casas: “A Toca” próxima a Ottery St. Catchpole, em Devon. Morou com Jorge em cima da loja Gemialidades Weasley no Beco Diagonal.
Infância: “A Toca” próxima a Ottery St. Catchpole, em Devon.
Associações & afiliações: A.D. – Armada de Dumbledore e Ordem da Fênix.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: composição desconhecida.
Vassoura: Cleansweep Five.
Objetos: Mapa do Matoto, Fogos de Artifício Dr. Filibusteiro, Bombas de Bosta, Chumbinhos Fedorentos.
Habilidades: muito talentoso em feitiços, tendo inventado muitos artigos de logros e brincadeiras junto com seu irmão, Jorge.
Poderes especiais: não.
Feitos: inventou muitos artigos de logros e brincadeiras junto com seu irmão, Jorge.
Meias: desconhecidas.
Caligrafia:desconhecida.
Citações:
“— Fred , você agora — mandou a mulher gorda.
— Eu não sou Fred, sou Jorge — retrucou o menino. — Francamente, mulher, você diz que é nossa mãe? Não consegue ver que sou o Jorge?
— Desculpe, Jorge, querido.
— É brincadeira, eu sou o Fred.” (PF6).
Hobbies: pregar peças.
FICHA MÁGICA
Espelho de Ojesed (maior desejo): desconhecido.
Bicho-Papão (maior medo): desconhecido.
Patrono: desconhecido.
Cheiros de Amortentia: desconhecidos.
Dementadores (pior memória): desconhecida.
Pode ver testrálios?: sim.
Cofre do Gringotes: dos Weasley.
Forma animaga: não tem.
HOGWARTS
Casa: Grifinória.
Período do Curso: 1989-1995 (não cursou o sétimo ano completo).
Organizações e afiliações: Armada de Dumbledore.
Matérias escolhidas no 3º ano: desconhecidas, mas inclui Feitiços, Transfiguração e D.C.A.T.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: desconhecidas, mas inclui Feitiços, Transfiguração e D.C.A.T.
Prêmios: desconhecidos.
Detenções: muitas.
N.O.M.s: Só conseguiu Três.
N.I.E.M.s: não fez.
Quadribol: joagava como Batedor no Time de Quadribol da Grifinória até ser banido por Umbridge.
Outras escolas: não.
INVENÇÕES
Varinhas falsas
Fogos Espontâneos Weasley
Creme de Canários
Orelhas Extensíveis
Kit Mata-Aula
Chapéu sem Cabeça
Nugá Sangra-Nariz
Pântano Portátil
Vomitilha
Caramelo Incha Língua
Telescópio Esmurrador
PRODUTOS DA GEMIALIDADES WEASLEY
Kit Mata-Aula
Varinhas de Brinquedo
Penas (Caneta-Tinteiro, Auto Corretora e Resposta Esperta)
Forca Reciclável
Feitiços Patenteados para Devanear
Truques de Magia dos Trouxas
Marcas Negras Comestíveis
Chapéus, Capas e Luvas Escudo
Pó Escurecedor Instantâneo do Peru
Detonadores-Chamariz
Produtos Bruxa Maravilha (Poções do Amor, Infalível Removedor de Espinhas em Dez Segundos)
Mini Pufes
DEPOIS DA ESCOLA E CARREIRA
Fred e Jorge abandonaram Hogwarts em seu sétimo ano, não tendo completado sua educação mágica. Com o dinheiro do prêmio do Torneio Tribruxo que Harry dera aos dois, eles criaram muitos itens de logros, e abriram sua própria loja no Beco Diagonal, a Gemialidades Weasley. O negócio prosperou, e eles ganharam muito dinheiro até terem que fechar a loja quando os Comensais da Morte começou a caçá-los. Fred morreu lutando na Batalha de Hogwarts.
SOBRE
Fred é um dos gêmeos filhos de Arthur e Molly Weasley. Ele e o irmão, Jorge, eram muito conhecidos por seu espírito brincalhão e aventureiro, e sabe-se que nunca se importaram em seguir o regulamento da escola, e o único limite que conheciam era o da expulsão. Os gêmeos têm uma personalidade muito parecida, e de certa maneira se completavam desde as piadas que faziam até as travessuras que armavam. No terceiro ano de Harry em Hogwarts, os dois dão ao garoto o segredo do seu sucesso: o Mapa do Maroto. Segundo eles, quando Filch os apanhara quando estavam no primeiro ano, encontraram o Mapa em uma gaveta de sua sala, que dizia: Confiscado e Muito Perigoso. Aprenderam a usar o Mapa e foi assim que descobriram sobre as passagens secretas de Hogwarts até Hogsmeade. No final do sexto dos gêmeos em Hogwarts, Harry dá a eles seu prêmio do Torneio Tribruxo, o que garante aos dois um capital inicial para montar sua loja de logros. No sétimo ano os dois já estavam fazendo experiências com novos produtos das Gemialidades Weasley:
GALEÕES DE GALEÕES!
Sua mesada não está acompanhando suas saídas?
Gostaria de ganhar um extra?
Procure Fred e Jorge Weasley,
sala comunal da Grifinória,
para trabalhos simples, meio expediente e virtualmente indolores.
(Lamentamos informar que todo o trabalho será realizado por conta e risco do candidato.) – (OdF12)
Nesse ano letivo, decididos como estavam em criar sua loja, e não se preocupando mais se seriam expulsos ou não da escola, fazem de todo o possível para infernizar a vida de Dolores Umbridge, soltando fogos de artifícios inventados por eles mesmos, que quando estuporados, se multiplicavam, soltando bombas de bosta, fazendo nascer um pântano no meio do corredor, que o professor Flitwick deixou uma pequena amostra quando o desfez, para deixar como um monumento a Fred e Jorge.
Finalmente os gêmeos fazem sua grande demonstração dos Fogos Espontâneos Weasley e deixam a escola gloriosamente montados em suas vassouras.
Aproximadamente um ano depois eles já tinham montado sua Gemialidades Weasley no Beco Diagonal, que em pouco tempo rendeu um lucro extraordinário aos dois. Entre os produtos famosos, não podemos deixar de comentar O-Aperto-Você-Sabe-Onde, cujo cartaz dizia:
Para que se preocupar com Você-Sabe-Quem?
DEVIA mais era se preocupar com
O-APERTO-VOCÊ-SABE-ONDE
a prisão de ventre que acometeu a nação! – (EdP05)
Apesar das brincadeiras, Fred e Jorge entendem a seriedade dos tempos em que vivem, e se juntam à Armada de Dumbledore no seu sétimo e último ano em Hogwarts. Mais tarde eles entram para a Ordem da Fênix e escoltam Harry quando ele vai embora de vez da casa dos Dursley. Jorge acaba perdendo a orelha com um Sectumsempra durante a Batalha no Céu, em julho de 1997. Tem que se esconder com a família quando os Comensais da Morte começam a caçá-los, e os dois são uns dos primeiros a chegar na Sala Precisa quando Voldemort planeja atacar Hogwarts. Infelizmente Fred morre durante a Batalha de Hogwarts em maio de 1998, e depois disso Jorge nunca se recuperou da perda de seu irmão gêmeo e melhor amigo.
Jorge acaba se casando com Angelina Johnson, que era namorada de Fred. Os dois tiveram dois filhos, Fred, em homanagem ao irmão gêmeo, e Roxanne.
NOS FILMES
Fred é interpretado por James Phelps.
Luna Lovegood
NOMES
Nome completo: Luna Lovegood Scamander.
Significado do nome:
Luna: Em latim, Luna significa “lua”. Há uma crença que diz que a sanidade é afetada pelas fases da lua.
Lovegood: Traduzindo do inglês, significa “amor bom”, uma possível referência ao fato de Luna possuir uma qualidade admirável de amar aqueles que não sentem muita afeição por ela.
Di-lua: no original, seu apelido é “loony”, que significa lunática. Para passar uma idéia mais de apelido, a tradutora brasileira optou por traduzir como Di-lua, aquele que vem da lua.
Apelidos: Di-lua (usado pelos alunos de Hogwarts para debochar dela).
DATAS
Nascimento: Em 1981.
APARÊNCIA
Olhos: grandes olhos prateados e saltados, que lhe davam um ar de permanente surpresa, debaixo de sobrancelhas muito claras.
Cabelo: cabelos louros, sujos e mal cortados, até a cintura.
Características marcantes: olhar sonhador e vago, e geralmente parece ter sido despertada por acidente em qualquer lugar que esteja.
Roupas e acessórios: brincos de rabanete, colar de rolhas de cerveja amanteigada, chapéu em forma de cabeça de leão em tamanho natural, vestes prateadas com estrelas, vestes amarelas berrantes.
Descrição:
“A garota ao lado da janela ergueu os olhos. Tinha cabelos louros, sujos e mal cortados, até a cintura, sobrancelhas muito claras e olhos saltados, que lhe davam um ar de permanente surpresa. Harry entendeu na hora por que Neville preferira procurar outra cabine. A garota emanava uma aura de nítida birutice. Talvez fosse porque guardara a varinha atrás da orelha esquerda, por medida de segurança, ou porque tivesse decidido usar um colar de rolhas de cerveja amanteigada, ou ainda porque estivesse lendo a revista de cabeça para baixo.” (OdF10)
FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: Sangue-puro ou mestiço.
Pai: Xenofílio Lovegood (RdM8).
Mãe: Bruxa de nomes desconhecido que morreu por volta de 1990, quando Luna tinha nove anos.
Marido: Rolf Scamander, neto de Newt Scamander.
Filhos: dois gêmeos: Lorcan e Lisandro Scamander (tradução alternativa).
Melhores amigos: Gina Weasley, Neville Longbottom, Harry Potter, Rony Weasley, Hermione Granger, Olivaras.
Piores Inimigos: Comensias da Morte.
Relacionamentos: alguns trechos dos livros podem dar a entender que Luna era a fim de Rony.
Casas: a casa dos Lovegoods é uma “uma casa estranhíssima que se erguia verticalmente contra o céu da tarde, um cilindro negro” que lembra uma torre de xadrez. Fica a algumas milhas ao norte de Ottery St. Catchpole, onde fica a Toca, e é tão excêntrica quanto seus moradores, que, segundo Rony, parece uma torre de xadrez (RdM20).
Infância: Luna perdeu a mãe aos nove anos. A Sra. Lovegood realizava experiências com feitiços quando um deles saiu errado. Luna presenciou a morte da mãe, o que lhe conferiu a capacidade de ver testrálios.
Associações e afiliações: Armada de Dumbledore.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: Luna perdeu sua varinha quando foi seqüestrada, mas, mais tarde, Olivaras produz uma varinha especialmente para a garota. Acredita-se que, por ter conhecido a personalidade de Luna, Olivaras pôde fazer uma ótima varinha para a garota, que executou magia avançada com ela, como a conjuração do patrono.
Habilidades: Luna parece ser uma pintora exímia. Em sua casa, desenhos de insetos, pássaros e flores feitos por Luna podem ser encontrados nas paredes e móveis.
Feitos: Foi uma das últimas a ser derrubada no Ministério da Magia, na batalha do Departamento de Mistérios, resistiu ao seqüestro dos Comensais da Morte e ajudou Harry a descobrir como era o diadema de Ravenclaw.
Hobbies: Ler o Pasquim e procurar criaturas inexistentes durante as férias.
FICHA MÁGICA
Patrono: uma lebre.
Pode ver testrálios?: sim
HOGWARTS
Casa: Corvinal.
Período do Curso: de 1992 a 1999 (Luna, no entanto, passou um bom período sem freqüentar as aulas durante seu sexto ano por ter sido seqüestrada pelos Comensais da Morte.)
Quadribol: foi comentarista de uma partida de quadribol durante seu quinto ano.
DEPOIS DA ESCOLA E CARREIRA
Depois de deixar Hogwarts, Luna se tornou uma naturalista bruxa muito famosa, estudando novas espécies de criaturas. Ela acabou se casando com o também naturalista, Rolf, neto de Newt Scamander, com quem teve dois filhos chamados Lorcan e Lisander (Lisandro, em tradução alternativa).
SOBRE
Luna Lovegood é uma bruxa do mesmo ano escolar de Gina e que é considerada um pouco estranha pelos seus colegas. Mas, de fato, Luna simplesmente não é como as outras crianças. Ela se veste a seu próprio, fala abertamente suas crenças esquisitas, parece, de alguma maneira, estar no mudo da lua sempre e tem um bizarro senso do comportamento social apropriado. Por exemplo, para um jogo de quadribol, onde os alunos se vestem com as cores de suas casas e agitam bandeiras, Luna usa um chapéu de Cabeça de Leão do tamanho natural que rosna como se fosse de verdade (OdF19). Enquanto comentava uma partida de quadribol, ela ignorava coisas mundanas como o placar do jogo para especular sobre os possíveis males que possam estar afligindo os jogadores (EdP19).
Assim como seu pai, ela tem uma mente muito aberta, e, conseqüentemente, uma lista enorme de crenças incomuns. Ela também tem alguns hábitos nada comuns: colocar a varinha trás da orelha para mantê-la segura, vestir acessórios bizarros como um colar de rolhas de cerveja amanteigada e brincos de rabanetes. Como é revelado, os “rabanetes”, na verdade, são ameixa dirigível, que os Lovegoods cultivam e acreditam que pode “intensificar a capacidade de aceitar o extraordinário” (RdM20). Devido a essas maneiras, ela é alvo de piadas dos alunos de Hogwarts. Pelas costas, é chamada de Di-Lua Lovegood, enquanto outros roubam seus pertences durante o ano para fazer hora com a cara dela, o que a força a colocar avisos na escola pedindo pelo retorno dos objetos. Mesmo assim, Luna é uma pessoa surpreendentemente paciente e acolhedora. Ela não revida os insultos e parece não dar a mínima para eles, ainda que seja certo de que ela tem conhecimento das brincadeiras de mal gosto que fazem com ela. Ela também sabe que é conhecida como Di-Lua, como diz a Harry no final do quinto ano.
Harry conheceu Luna pela primeira vez a bordo do Expresso de Hogwarts, em 1º de Setembro de 1995. Ele, Gina e Neville compartilharam um compartimento com ela no trem. Ela estava lendo um exemplar d’O Pasquim de cabeça pra baixo e conta para eles que seu pai é o editor da revista, que é considerada por muitos bruxos uma aberração. Ela ri um pouco alto demais, encara os outros nos olhos e pode ser uma companhia estranha. Harry, inclusive, pensou, quando Cho Chang abriu o compartimento para dizer oi, que preferiria estar sentado com pessoas “mais legais” do que Luna e Neville.
Harry não sabia o que pensar sobre ela, especialmente quando descobriu que ela era única, além dele, que podia ver testrálios (OdF). A passar do ano, Luna provou ser uma amiga leal a Harry e aos outros. Ela apoiava o time da Grifinória contra todas as casas exceto Corvinal. Ela também acreditou em Harry publicamente quanto o retorno de Voldemort e juntou-se a armada de Dumbledore, onde trabalhou arduamente. Em junho de 1996, lutou contra os Comensais da Morte na Batalha do Departamento de Mistérios – única pessoa que não era da Grifinória a fazer isso (OdF35). Seus pensamentos, mesmo não sendo entendidos e aceitos, conferem a ela certa dignidade. Ao final do quinto ano, Harry, Rony e Hermione não a vêem mais como apenas uma garota esquisita.
Talvez o momento mais marcante de Luna, no entanto, tenha sido no final do quinto ano letivo de Harry. O garoto estava sofrendo terrivelmente a perda de seu padrinho e passou um bom tempo tentando contatar Sirius. Ele tentou usar o espelho e se contatar com fantasmas para falar com os mortos, mas não encontrou nada. Ele apenas encontrou conforto ao conversar com Luna, que disse que ela sabia que voltaria ver sua mãe falecida um dia (OdF38). Além de verem testrálios, tanto Harry quanto Luna puderam ouvir os sussurros por trás do véu do Departamento de Mistérios (OdF35).
A garota vive com seu pai Xenofílio Lovegood em uma casa que aprece uma torre de xadrez ou um castelo circular, perto de Ottery St. Catchpole. O interior é decorado de modo excêntrico como é esperado de alguém como Luna, com pinturas brilhantes em tudo. No teto de seu quarto ela pintou os rostos de Harry, Rony, Hermione, Gina e Neville e os entrelaçou com uma corrente dourada feita com a palavra “amigos”; Isso deixou Harry extremamente tocado (RdM20).
Sua mãe era uma bruxa extraordinária que amava fazer experiências. Quando Luna tinha nove anos, um dos feitiços da mãe de Luna saiu completamente errado e a matou. Luna ainda sente muita falta dela algumas vezes, mas ela acredita que um dia ainda a verá novamente (OdF38). Luna e a Sra. Lovegood são extremamente parecidas (RdM20).
Luna não encontra Harry, Rony nem Hermione em seu sexto ano em Hogwarts, já que o trio foi em busca das Horcruxes. Junto com Gina e Neville, eles reviveram a Armada de Dumbledore e resiste à influência dos Comensais da Morte em Hogwarts. Luna foi seqüestrada no Expresso de Hogwarts quando voltava para casa para passar as férias de Natal por causa do que seu pai estava escrevendo n’O Pasquim e foi mantida no porão da Mansão Malfoy junto com Olivaras. Ela foi útil nas tentativas de fuga da Mansão e lutou bravamente, mais uma vez, na Batalha de Hogwarts (RdM31).
Depois de deixar Hogwarts, Luna se tornou uma naturalista bruxa muito famosa, estudando novas espécies de criaturas. Ela acabou se casando com o também naturalista, Rolf, neto de Newt Scamander, com quem teve dois filhos chamados Lorcan e Lisander (Lisandro, em tradução alternativa).
Foi graças a Luna que Harry pode eliminar uma das últimas barreiras para derrota Voldemort: partiu dela a sugestão de que a última Horcrux poderia ser o diadema perdido de Ravenclaw.
Ela adora recitar a frase inscrita no diadema “O espírito sem limites é o maior tesouro do homem.” Talvez no caso de Luna, a frase seria melhor se fosse “O espírito, o acreditar e o amor são os maiores tesouros do homem.” Luna possui todos eles sem limite e já provou que ele são, de fato, os maiores tesouros do homem.
NOS FILMES
Luna é interpretada por Evanna Lynch nos filmes Harry Potter.
Rufo Scrimgeour
Era o chefe sa Seção dos Aurores até ser nomeado Ministro da Magia, após a saída de Cornélio Fudge. Governou em tempos difíceis e perigosos, no início da Segunda Guerra Bruxa, mas sua forma de governar foi omissa. Criou muitos panfletos de proteção, mas quando viu que ainda continuava sem resultados, começou a prender gente inocente para dar a impressão de que o Ministério estava fazendo alguma coisa.
Além disso, com o objetivo de ganhar confiança e respeito perante a comunidade mágica, tentou associar a imagem de Harry à sua e à do Ministério da Magia. Harry, contudo, não cedeu à pressão do ministro e não passou a apoia-lo apenas para passar uma imagem de tranqüilidade para o mundo Mágico enquanto o perigo ainda estava à espreita.
Quando Dumbledore morreu, os objetos de seus testamento foram interceptados pelo Ministério da Magia antes de chegarem ao trio. O Ministro da Magia Rufo Scrimgeour em pessoa confiscou os objetos, alegando que Dumbledore estava repassando objetos das Trevas. Antes de levá-los pessoalmente ao trio, é provável que o Ministro tenha os observado minuciosamente. O testameto ficou 31 dias sob controle do mesmo, até que o prazo expirou e o próprio Scrimgeour o levou ao conhecimento do trio.
Quando o Ministério foi tomado em 1 de Agosto de 1997, Scrimgeour foi morto. Fontes contaram que os Comensais o torturaram para descobrir o paradeiro de Harry, mas o bruxo não revelou onde o garoto estava (RdM11).
“(…) Rufo Scrimgeour parecia um leão velho. Havia fios grisalhos em sua juba alourada e nas sobrancelhas espessas; tinha olhos amarelados e argutos por trás de óculos de arame e uma certa graça em sua magreza, embora mancasse um pouco ao andar. Transmitiu uma imediata impressão de sagacidade e firmeza; o Primeiro-Ministro julgou compreender por que a comunidade bruxa preferia a liderança de Scrimgeour nestes tempos perigosos.” (EdP01)
NOS FILMES
Bill Nyght interpreta o Ministro da Magia Rufo Scrimgeour nos filmes da série.
Remo Lupin
NOMES
Nome completo: Remo João Lupin
Significado do nome: ‘Remo’ é um dos fundadores mitológicos de Roma. Os irmãos Rômulo e Remo foram criados por uma loba. Lupin usa o nome Rômulo quando cria um apelido para usar no Observatório Potter. ‘Lupin’ vem de ‘Lupus’, que é lobo em latim.
Apelidos: Aluado.
Também chamado de: chamado de ‘Louco, lobo, Lupin’ por Pirraça (PdA07).
DATAS
Nascimento: 10 de março de 1960.
Falecimento: 2 de maio de 1998.
APARÊNCIA
Olhos: desconhecido.
Cabelo: castanho e grisalho.
Características marcantes: é um lobisomem.
Roupas e acessórios: roupas esfarrapadas.
Cicatrizes: as da mordida de Greyback e as cicatrizes que faz em si mesmo quando se transforma em lobisomem.
Descrição:
“O estranho usava um conjunto de vestes de bruxo extremamente surradas e cerzidas em vários lugares. Parecia doente e cansado. Embora fosse jovem, seus cabelos castanho-claros estavam salpicados de fios brancos.” – (PdA05).
FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: Mestiço (um dos pais era trouxa, ou avós).
Pai: desconhecido, mas foi por causa de uma ofensa que fez a Fenrir Greyback que Remo foi mordido.
Mãe:
Irmãos: não.
Esposa: Ninfadora Tonks.
Filhos: Ted Lupin, seu nome em homenagem ao pai de Tonks, que foi morto por Comensais.
Sobrinhos: desconhecidos.
Afilhado: desconhecidos.
Padrinho: desconhecido.
Melhores amigos: Tiago Potter, Sirius Black e Ordem da Fênix.
Piores Inimigos: Voldemort e Comensais da Morte.
Relacionamentos: se casou com Tonks, mas no início se considerava muito perigoso e pobre para ela.
Animal de estimação: nenhum.
Infância: desconhecida.
Associações & afiliações: Ordem da Fênix.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: composição desconhecida.
Vassoura: uma vassoura que usou para levar Harry ao Largo Grimmauld junto com a Guada Avançada (OdF03).
Objetos:Mapa do Maroto, criado junto com seus amigos de escola.
Habilidades: conhece bem os terrenos de Hogwarts e é especialista em defesa contra criaturas das trevas.
Poderes especiais: desconhecidos.
Meias: desconhecidas.
Caligrafia: desconhecida.
Citações:
“— Não espere que lhe dê cobertura outra vez, Harry. Não posso fazer você levar Sirius Black a sério. Mas eu teria pensado que o que você ouve quando os dementadores se aproximam teria produzido algum efeito em você. Os seus pais deram a vida para mantê-lo vivo, Harry. É uma retribuição indigente, trocar o sacrifício deles por uma saca de truques mágicos.” (PdA14).
Hobbies: desconhecidos.
FICHA MÁGICA
Espelho de Ojesed (maior desejo): desconhecido.
Bicho-Papão (maior medo): a lua-cheia.
Patrono: forma indistinta.
Cheiros de Amortentia: desconhecidos, mas provavelmente era o cheiro de Tonks.
Dementadores (pior memória): desconhecida.
Pode ver testrálios?: sim.
Cofre do Gringotes: desconhecido.
Forma animaga: não tem.
HOGWARTS
Casa: Grifinória.
Período do Curso: 1971-1978.
Organizações e afiliações: Monitor.
Matérias escolhidas no 3º ano: todas desconhecidas, mas inclui Defesa Contra as Artes das Trevas.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: desconhecidas, mas inclui Defesa Contra as Artes das Trevas.
Prêmios: Monitor.
Detenções: desconhecidas.
N.O.M.s: desconhecidos, mas passou em Defesa Contra as Artes das Trevas.
N.I.E.M.s: desconhecidos, mas passou em Defesa Contra as Artes das Trevas.
Quadribol: desconhecido.
Outras escolas: não.
Escritório: 1993-1994, sala no segundo andar de Hogwarts.
Nota: Dumbledore construiu a Casa dos Gritos quando Lupin entrou em Hogwarts, para ele poder se transformar uma vez por mês em lobisomem. A passagem secreta que leva até a casa é em baixo do Salgueirp Lutador, que foi plantado ali no mesmo ano.
DEPOIS DA ESCOLA E CARREIRA
Lupin entrou na Ordem da Fênix assim que se formou em Hogwarts. Nunca conseguiu um trabalho propriamente dito até virar professor em Hogwarts, por que era lobisomem. Trabalhou um período letivo como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e foi considerado um dos melhores professores da matéria.
SOBRE
A primeira impressão que temos de Remo Lupin é que é um bruxo fraco. Ele usava vestes gastas, e apesar de ser jovem seus cabelos castanhos já se tingiam com fios brancos. Logo, porém, ele prova ser um bruxo habilidoso, expulsando o dementador do compartimento do Expresso de Hogwarts. Foi elogiado por Madame Pomfrey porque deu aos alunos barras de chocolate para ajudá-los a se recuperar do choque.
As aulas de Lupin foram a primeira experiência real que os estdantes tiveram de Defesa Contra as Artes das Trevas e Criaturas das Trevas. Ele ensina os alunos a ter confiança em si mesmos, e a encarar com humor e sabedoria essa matéria, o que o tornou rapidamente popular entre os alunos. Para ajudar Harry com od Dementadores, Lupin ensina a ele o Feitiço do Patrono, trabalhando com Harry e ajudando-o a desenvolver o potencial necessário para a execução desse feitiço. Com isso acaba se tonando uma espécie de mentor e amigo do garoto. Lupin também rebate as insinuações de Snape sobre Neville Longbottom, ensinando o garoto a combater o medo que tem do professor através de um Bicho-Papão, que se transforma em Snape vestindo as roupas de sua avó. Esse momento foi fundamental para Neville, o primeiro momento de glória do garoto na série.
O fato de Lupin ser lobisomem continua oculto, e apenas Hermione, entre os alunos, sabem o que ele é. Quando o professor se encontra com Sirius Black na Casa dos Gritos na presença da garota, Harry e Rony, Hermione conta aos amigos que ele é um lobisomem. Nesse momento Lupin conta aos três garotos sua história sobre sua adolecência em Hogwarts e seus amigos, Tiago, Sirius e Pettigrew.
Harry descobriu nessa noite que Lupin era o ‘Aluado’, um dos criadores do mapa do Maroto. Para provar que estava falando a verdade, Lupin e Sirius fazem Pettigrew (Perebas) retornar à forma humana, e aí então ficamos sabendo que fora Pettigrew quem traíra os Potter, e que Sirius era inocente. Nesse meio tempo eles pretendem voltar ao castelo com Pettigrew aprisionado e inocentar Sirius, mas Lupin, que esquecera de Tomar a Poção Mata-Cão, se transforma em lobisomem causando uma enorme confusão, na qual Pettigrew acaba fugindo para procurar Voldemort. Sirius acaba preso, mas com a ajuda de Harry e Hermione consegue fugir montado em Bicuço. Lupin, depois de passar a noite inteira na Floresta Proibida, volta ao castelo, onde todos já sabem, graças a Snape, que ele era lobisomem. O professor é forçado a se demitir, antes que os pais comecem a se pronunciar.
Depois de deixar Hogwarts, Lupin parece ter ficado desempregado até a Ordem da Fênix se reunir novamente. No inverno de 1996, ele estava fazendo uma missão para a Ordem, que era se infiltrar na comunidade de lobisomens, liderada por Fenrir Greyback, o lobisomem que mordeu Lupin quando ele era criança (EdP16).
Quando estavam comprindo os trabalhos da Ordem juntos, Lupin e Tonks acabaram se apaixonando. Lupin resistiu, preocupado com a vida que Tonks teria se se associasse a ele dessa maneira. Quando Gui Weasley foi mordido por Greyback na Batalha de Higwarts e Fleur disse que isso não importava para ela, Tonks confrntou Lupin dizendo-lhe que ela pensava da mesma maneira. Lupin e Tonks começaram a namorar, e se casaram no verão de 1997, em uma cerimônia íntima (RdM01).
Mesmo depois de casado, Lupin continuava insatisfeito com a própria decisão. Quando Tonks engravidou, Lupin ficou ainda mais triste, culpando-se pelo futuro que condenara a esposa e o filho. Ele procura Harry, Rony e Hermione no Largo Grimmauld e se oferece para seguí-los em sua jornada. Harry briga com ele, acusando-o de covarde por querer abandonar a esposa e o filho para fugir com eles, e Lupin vai embora desesperado. No fim, ele acaba voltando para Tonks, e alguns meses depois se junta a Lino Jordan, Fred e Jorge Weasley e Kinsley Shacklebolt na apresentação do Observatório Potter, onde usa o nome Rômulo como disfarce (RdM22). Quando seu filho nasce, ele vai até o Chalé das Conchas onde Harry, Rony e Hermione estão para contar a notícia, e convida Harry para ser o padrinho do seu filho (RdM25).
Na Batalha de Hogwarts, Lupin vai lutar, deixando Tonks e o bebê Teddy com a mãe dela. Tonks não aguenta ficar em casa esperando sem agir, e vai para Hogwarts procurar o marido. Os dois lutam bravamente na Batalha, mas acabam mortos. Lupin foi morto por Dolohov e Tonks por Belatriz (RdM36). Teddy foi criado por sua avó Andrômeda e por seu padrinho Harry Potter, que sabe muito bem o que é ser órfão.
NOS FILMES
Lupin é interpretado por David Thewlis.
Sirius Black
NOMES
Nome completo: Sirius Black.
Significado do nome: Um trocadilho, visto que ele pode se transfigurar em um cão grande e preto. “Sirius” significa “seirios”, de acordo com a Mitologia Grega. E isso significa “aquele que queima”. “Sirius”=“estrela do cachorro”, que é a mais brilhante na constelação Canis Major (“Maior Cão”).
Apelidos: “Snuffles” e “Almofadinhas”. “Almofadinhas” refere-se ao seu poder de Animago; é também o nome dos residentes na Inglaterra Central e do Norte (isto é, Staffordshire e Yorkshire). Geralmente, “Almofadinhas” guardam o cemitério das igrejas ou determinadas estradas; dizem que vagueiam os campos à noite; tendem a ser maiores do que cães normais; podem desaparecer imediatamente ou desvencilhar-se lentamente (contudo, são extremamente rígidos); têm os olhos enormes e flamejando de fogo; tendem a ser silenciosos. Por causa de sua associação com cemitério, acadêmicos acreditam que a forma de cão é a forma preferida do diabo, e são por isso considerados presságios de morte. São também usualmente chamados de “O Sinistro”.
DATAS
Nascimento: 1958 ou 1959.
Falecimento: Junho de 1996, morto por sua prima Belatriz Lestrange, cujo feitiço lançado por ela o arremessou para dentro do Véu Negro do Departamento de Mistérios. Sirius deixou todas as suas posses para Harry Potter, seu afilhado.
APARÊNCIA
Olhos: Cinzas e insondáveis.
Cabelo: Pretos e longos.
Características marcantes: Muito bonito, olhar arrogante e entediado. Mas, depois de Azkaban, ficou magro e deprimido. Tem a risada como um latido.
Roupas e acessórios: vestes de bruxo.
Cicatrizes: desconhecidas.
Descrição:
“Com um estalo, o homem nas sombras fechou a porta do quarto. Uma massa de cabelos imundos e embaraçados caíam até seus cotovelos. Se seus olhos não estivessem brilhando em órbitas fundas e escuras, ele poderia ser tomado por um cadáver. A pele macilenta estava tão esticada sobre os ossos do rosto, que ele lembrava uma caveira. Os dentes amarelos estavam arreganhados num sorriso.”
(PdA17)
FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: Sangue-puro.
Família: A “Nobre e Mui Antiga Casa dos Black” data da Idade Média; descendente de Phineas Nigellus Black, ex-diretor de Hogwarts. Desertado por sua mãe, e tirado da Tapeçaria da Família Black, por não concordar com a sua família quanto a supremacia dos puro-sangue. Os membros da família Black têm todos nomes de constelações de estrelas.
Pai: Orion Black (1929-1979), que fortaleceu com feitiços a casa da família no Largo Grimmauld Número 12, em Londres.
Mãe: Walburga Black (1925-1985), morreu em 1987, mas seu retrato está até hoje no hall de entrada da Mansão dos Black.
Irmãos: Régulo Black.
Esposa: nenhuma.
Filhos: nenhum, deixou sua herança para Harry.
Sobrinhos: nenhum.
Afilhado: Harry Potter.
Padrinho: desconhecido.
Melhores amigos: Tiago Potter, Remo Lupin, Harry Potter e Ordem da Fênix.
Piores Inimigos: Voldemort e Comensais da Morte.
Relacionamentos: não sabemos de nenhum relacionamento, mas muitas alunas de Hogwarts suspiravam por ele.
Animal de estimação: Bicuço.
Infância: Aos 16 anos, cansado da mania de puro-sangue de seus pais, saiu de casa e foi viver junto com os pais de Tiago Potter. Aos 17 anos construiu sua própria casa, com o dinheiro deixado pra ele por seu Tio Alfardo.
Associações & afiliações: Marotos e Ordem da Fênix.
Tias e tios: Tio Alfardo, que deixou dinheiro para Sirius, e Tia Elladora, que começou com a tradição de empalhar as cabeças dos Elfos-Domésticos da família na parede quando estes já eram velhos demais para carregarem bandejas de chá.
Primos: Narcissa (Black) Malfoy, Andrômeda (Black) Tonks, e Belatriz (Black) Lestrange. A filha de Andrômeda é Ninfadora Tonks, e o filho de Narcissa é Draco Malfoy. Arthur Weasley é primo de segundo grau. E parente distante de Molly Weasley.
Lema da família: “Toujours pur” (sempre puro).
Brasão da família: é mencionado no capítulo 6 de Ordem da Fênix, mas não é descrito. No entanto, J. K. Rowling nos mostrou na árvore genealógica da família. Há um escudo ladeado por dois cachorros. O escudo tem uma faixa branca em “V” para cima. Abaixo da faixa há uma espada com a ponta para cima. Nos lados superiores da faixa há duas estrelas brancas de cinco pontas.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: composição desconhecida.
Vassoura: desconhecida.
Objetos: Motocicleta que voa, Mapa do Maroto, e par de Espelhos de Dois Sentidos.
Habilidades: conhece bem os terrenos de Hogwarts e tem grande habilidade mágica.
Poderes especiais: desconhecidos.
Meias: desconhecidas.
Caligrafia: desconhecida.
Citações:
“— Você não entende! — choramingou Pettigrew. — Ele teria me matado, Sirius!
— ENTÃO VOCÉ DEVIA TER MORRIDO! — rugiu Black. — MORRER EM VEZ DE TRAIR SEUS AMIGOS! COMO TERÍAMOS FEITO POR VOCÊ!” (PdA19).
Hobbies: desconhecidos.
FICHA MÁGICA
Espelho de Ojesed (maior desejo): desconhecido.
Bicho-Papão (maior medo): desconhecido, mas provavelmente, antes de morrer, era o cadáver de Harry.
Patrono: desconhecido, mas provavelmente um cachorro.
Cheiros de Amortentia: desconhecidos.
Dementadores (pior memória): desconhecida.
Pode ver testrálios?: sim.
Cofre do Gringotes: 711.
Forma animaga: Cão grande e preto (desde o seu quinto ano de estudos em Hogwarts). Animago cladestino.
Prisão: Sirius permaneceu preso injustamente por 12 anos, mas não era afetado pelos Dementadores porque se transfigurava em cachorro, visto que os Dementadores sugam a felicidade e os bons sentimentos , e em forma de cachorro ele tinha menos sentimentos humanos. Sirius escapou de Azkaban depois que reconheceu Rabicho, o verdadeiro traidor dos Potter, e o culpado por sua sentença em Azkaban, em uma foto de jornal. A recompensa por sua captura era de 10.000 galeões.
HOGWARTS
Casa: Grifinória.
Período do Curso: 1969 a 1976.
Organizações e afiliações: Marotos.
Matérias escolhidas no 3º ano: todas: desconhecidas.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: desconhecidas, mas inclui Defesa Contra as Artes das Trevas.
Prêmios: desconhecidos.
Detenções: Muitas, devido a vários delitos, entre eles o uso de azaração ilegal em Bertram Aubrey, que fez sua cabeça dobrar de tamanho.
N.O.M.s: desconhecidos.
N.I.E.M.s: desconhecidos.
Quadribol: desconhecido.
Outras escolas: não.
DEPOIS DA ESCOLA E CARREIRA
Após terminar Hogwarts, Sirius e os outros três Marotos se juntaram à Ordem da Fênix, um pequeno grupo fundado por Dumbledore para derrotar o Lorde das Trevas e os seus seguidores Comensais da Morte.
SOBRE
Sirius Black era o amigo mais próximo de Tiago Potter, o padrinho de Harry Potter e um Animago. Foi falsamento acusado de assassinar treze pessoas com um único feitiço e de ter traído os Potter, e por isso ficou 12 anos preso em Azkaban.
Sirius era o mais velho dos dois filhos da Família Black, uma família rica e aristocrática, que sempre se orgulhou de seu puro sangue e de sua aversão a trouxas. Mas ao contrário de seu irmão Régulo e de todos os seus ancestrais, Sirius foi selecionado para a casa de Grifinória em Hogwarts, e também sempre rejeitou a supremacia dos puro-sangue.
Quando tinha 16 anos, ele saiu de casa, cortou completamente as suas relações com sua família, e foi retirado da árvore genealógica dos Black.
Em Hogwarts, Sirius se tornou amigo íntimo de Tiago Potter, Pedro Pettigrew e de Remo João Lupin, um Lobisomem. Para ajudar Lupin quando o mesmo estava em seu estado de Lobisomem, os três se tornaram secretamente Animagos no quinto ano de estudo em Hogwarts. Considerando o seu nome, não é nenhuma surpresa que Sirius tenha se tornado um cão preto quando transformado em Animago. Em cada Lua Cheia, os Marotos: Almofadinhas (Sirius Black), Pontas (Tiago Potter), Aluado (Remo Lupin) e Rabicho (Pedro Pettigrew), exploravam Hogwarts, os seus segredos e mistérios, até mesmo a Floresta Proibida, e depois gravavam tudo o que aprenderam num mapa mágico, chamado Mapa do Maroto.
Quando os Marotos terminaram a escola, se uniram imediatamente à Ordem da Fênix, juntamente com Lílian Potter. Tiago e Lílian se casaram em uma cerimônia íntima, tendo Sirius como padrinho de casamento. Algum tempo depois Lílian descobriu que estava grávida. Sirius foi escolhido como padrinho de Harry, e algum tempo depois a profecia de Trelawney foi feita. Os Potter começaram a se esconder, tendo Sirius como Fiel do Segredo. Como Voldemort poderia supor naturalmente que Sirius era o guardião, eles secretamente decidiram passar o segredo a Pedro Pettigrew, que era o verdadeiro espião de Voldemort, e foi quem lhe contou a localização da família Potter.
Logo após a morte dos Potter, Sirius foi enganado por Pettigrew e acusado de ter assassinado 12 trouxas durante a sua tentativa de fuga do Ministério da Magia, por ter supostamente traído os Potter e entregado o segredo da localização deles a Voldemort.
Doze anos mais tarde, Sirius escapou de Azkaban, voltou à Ordem da Fênix, mas não se apresentou ao Ministério da Magia porque não havia como provar a sua inocência. No entanto, durante esse tempo em que ele ficou na mansão de sua família no Largo Grimmauld Número 12, Sirius ficou em pior estado do que quando estava em Azkaban, pois se sentia inútil por não poder sair de casa e lutar juntamente com a Ordem da Fênix. Harry vê Sirius como um pai, mas Sirius via Harry como Tiago Potter, o amigo que perdera.
Sirius foi morto na batalha do Departamento de Mistérios, no Ministério da Magia, por sua prima Belatriz Lestrange, quando a mesma lançou nele um feitiço que o fez cair para dentro do Véu Negro, na Câmara da Morte.
NOS FILMES
Nos filmes foi interpretado por Gary Oldman.
Sibila Trelawney
Olhos: Vidros enormes de seus óculos ampliam os seus olhos, fazendo seu olhar parecer ser pequeno.
Voz: Suave e etérea.
Maneiras: Estranhas.
Características: Olhar penetrante e lunático.
Roupas: Transparentes, decoradas com brilhos e lantejoulas, xales, correntes, pulseiras e anéis.
Primeiro nome: Sibila. De acordo com a Mitologia Grega, as Sibilas antigamente eram ninfas que, em estado de transe, e sob a benção de Apolo, poderiam fazer profecias e serem consultadas.
Família: Tataraneta da famosa vidente Cassandra Trelawney.
Hogwarts: Professora de Adivinhação desde 1979. No entanto, no momento ela divide este cargo com o Centauro Firenze.
Escritóio: Vive em seu escritório, localizado no alto da Torre Norte de Hogwarts.
Hábitos: Reclusa, por não querer prejudicar o seu “Olho Interior”; supersticiosa.
Bebida: Xerez.
PERFIL
Sibila Patrícia Trelawney é a professora de Adivinhação de Hogwarts. É tataraneta da famosa vidente Cassandra Trelawney, de quem diz ter herdado o seu “Olho-Interior”, pois, segundo ela, “essas coisas costumam pular três gerações”.
Hermione a considera uma fraude, mas depois das revelações que Harry tem de seu passado, começa a acreditar mais em seu poder.
Trelawney jé fez algumas previsões corretas:
Em 1979, Trelawney foi entrevistada por Dumbledore no Cabeça de Javali, em Hogsmeade. Dumbledore estava em dúvida se iria continuar mantendo a matéria, mas, no meio da entrevista, Trelawney fez sua primeira profecia correta, e logo aquela que mudou para sempre a vida do nosso herói, pois Trelawney fez a famosa profecia que fez com que Voldemort começasse a caçar a família Potter. A Profecia diz:
“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…” (OdF37).
Muitos anos mais tarde, em junho de 1994, Trelawney fez outra profecia, esta também correta:
“Vai acontecer hoje à noite.
O Lord das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos doze anos. Hoje à noite, antes da meia-noite… O servo vai se libertar e se juntar ao seu mestre. O Lord das Trevas vai ressurgir. Com a ajuda do seu servo, maior e mais terrível que nunca. Hoje â noite… O servo… Vai se juntar.. Ao seu mestre…” (PdA16).
Nesta sua segunda profecia, Trelawney predisse que Rabicho iria se libertar da sua forma de rato, a qual viveu durante 12 anos, e iria para a Albânia, se juntar a Voldemort. E depois disso ajudaria Voldemort a se recuperar.
Trelawney tem mania de sempre predizer a morte de alguém em sua sala de aula. Seus métodos de ensino para Adivinhação incluem a leitura de folhas de chá, a leitura da Bola de Cristal e a interpretação dos sonhos. Sua sala de aula é sempre muito aquecida, perfumada com cheiro de xerez e repleta de pequenas mesas. Harry odeia a sua aula. E Hermione abandonou a sua matéria logo no terceiro ano. Dumbledore e Minerva não acreditam em Adivinhação. Uma vez Dumbledore disse que predizer o futuro é algo muito difícil, pois hé muitos fatores que podem interferir nos fatos.
Em 1995, Umbridge, como Alta Inquisitora de Hogwarts, despediu Trelawney do cargo de professora de Adivinhação, e a expulsou do castelo. No entanto, Dumbledore, ainda como diretor, não permitiu que Trelawney fosse despejada e a mandou retornar aos seus aposentos. Depois de Umbridge ter sido despedida, Trelawney voltou à suas aulas de Adivinhação, mas dividindo as turmas com Firenze, o Centauro, que fora chamado por Dumbledore para dar aulas de Adivinhação após Trelawney ter sido despedida por Umbridge.
Nos filmes da série Sibila é interpretada por Emma Thompson.
Rúbeo Hagrid
NOMES
Nome completo: Rúbeo Hagrid.
Significado do nome:
-Rúbeo: homônimo da palavra inglesa rubious (rubro), originada do latim ruber (rubor, vermelhidão). Relacionado à palavra ‘ruddy’ (avermelhado, vermelho); sendo ‘ruddy’ (ruddish) uma pessoa que bebe muito.
-Hagrid: o sobrenome de Hagrid está possivelmente ligado ao inglês muito antigo; “Hag-rid” é uma palavra de dialeto que significa algo como “péssimas noites de sono”.
DATAS
Nascimento: 6 de dezembro de 1928 (em 2010 Hagrid terá/teria 82 anos de idade). Curiosidade: 6 de dezembro também é o dia do santo católico São Nicolau.
Falecimento: desconhecido.
APARÊNCIA
Olhos: “cintilantes como besouros negros”, enrugados em um sorriso (PF01).
Cabelo: negro, longo e grosso, escondendo a maior parte do seu rosto (PF01).
Características marcantes: muito grande.
Roupas e acessórios: capa de muitos bolsos. Veste um avental floral quando cozinha e um casacão de pele de urso quando caça. Um paletó “peludo” com uma gravata laranja e amarela. (PdA14).
Cicatrizes: desconhecidas.
Tatuagem: desconhecidas.
Descrição:
“Se a motocicleta era enorme, não era nada comparada ao homem que a montava de lado. Ele era quase duas vezes mais alto do que um homem normal e pelo menos cinco vezes mais largo. Parecia simplesmente grande demais para existir e tão selvagem - emaranhados de barba e cabelos negros longos e grossos escondiam a maior parte do seu rosto, as mãos tinham o tamanho de uma lata de lixo e os pés calçados com botas de couro pareciam filhotes de golfinhos. Em seus braços imensos e musculosos ele segurava um embrulho de cobertores” (PF01).
FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: Mestiço (meio-gigante e meio-bruxo).
Pai: Um bruxo cujo nome é desconhecido; morreu em fevereiro de 1941, durante o segundo ano de Hagrid em Hogwarts (CdF23).
Mãe: Fridwulfa, uma das últimas gigantes de Grã-Bretanha; abandonou a família quando Hagrid tinha três anos de idade. (CdF23).
Irmãos: Grope, seu meio-irmão gigante (OdF30)
Esposa: nenhuma.
Filhos: não.
Sobrinhos: não.
Afilhado: desconhecido.
Padrinho: desconhecido.
Melhores amigos: Harry Potter, Rony Weasley, Hermione Granger, Alvo Dumbledore e Ordem da Fênix.
Piores Inimigos: Voldemort e Comensais da Morte.
Relacionamentos: Atraído por Madame Olímpia Maxime, diretora de Beauxbatons, mas o relacionamento não deu certo.
Animal de estimação: Aragogue (aranha Acromantula), Bicuço (Hipogrifo), Canino (cão de caçar javalis), Fofo (cão de três cabeças) e Norberto/Norberta (dragão), Tronquilhos. Hagrid cuida de muitos animais que vivem na Floresta Proibida.
Infância: Educado por seu pai humano (e bruxo) e órfão desde seu segundo ano em Hogwarts; Dumbledore tomou conta dele depois disso.
Localização de sua casa de infância: West Country, que geralmente remete a Devon, Somerset and Cornwall. São dessas áreas da Inglaterra de onde surgem muitas das lendas populares sobre gigantes.
Associações & afiliações: Ordem da Fênix.
Tias e tios: desconhecidos.
Primos: desconhecidos.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: Carvalho, quarenta centímetros, meio mole. Foi partida quando Hagrid foi expulso de Hogwarts. O meio-gigante comenta no capítulo cinco de Pedra Filosofal que ainda guardava seus pedaços.
Vassoura: Hagrid é muito pesado para usar uma vassoura.
Objetos: guarda-chuva onde ele guarda os pedaços de sua varinha partida.
Habilidades: sua pele de meio gigante resiste a alguns feitiços e aptidadão com animais.
Poderes especiais: desconhecidos.
Meias: desconhecidas.
Feitos: lutou na Batalha de Hogwarts.
Caligrafia: garranchosa.
Citações: “— Não adianta a gente ficar sentado se preocupando. O que tiver que ser será, e nós o enfrentaremos quando vier.” (CdF37).
Hobbies: cuidar de animais, principalmente os mais perigosos.
BOLSOS DE HAGRID
Hagrid geralmente veste um enorme casacão cheio de bolsos. Nesses bolsos é possível acharmos uma incrível variedade de coisas:
-bolo de aniversário
-moedas
-biscoito de cachorro (mofado)
-rato de campo
-chaleira de cobre
-molho de chaves
-chave do cofre de Harry
-carta ao Gringotes para o cofre de Dumbledore: cofre 713
-carta de Hogwarts para Harry
-muitos pedaços de caneca
-coruja
-atiçador
-pena de escrever e pergaminho
-pacote amassado de sausichas
-garrafa de um líquido cor-de- âmbar
-folhas de hortelã
-repelente para lesmas
-saquinho de chá
-bule
-guarda-chuva cor-de-rosa
FICHA MÁGICA
Espelho de Ojesed (maior desejo): desconhecido.
Bicho-Papão (maior medo): desconhecido.
Patrono: desconhecido.
Cheiros de Amortentia: desconhecidos.
Dementadores (pior memória): A morte de seu pai, em fevereiro de 1941.
Pode ver testrálios?: sim.
Cofre do Gringotes: desconhecido.
Forma animaga: não tem.
Punições: Preso em Azkaban por poucas semanas durante maio de 1993, depois de a Câmara Secreta ter sido reaberta, mas foi libertado quando provaram que ele não era o responsável pelos ataques.
HOGWARTS
Casa: Grifinória.
Período do Curso: 1940 a 1943. Foi expulso no terceiro ano acusado de atacar os estudantes.
Organizações e afiliações: desconhecidas.
Matérias escolhidas no 3º ano: com certeza Trato das Criaturas Mágicas.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: não cursou.
Prêmios: desconhecidos.
Detenções: desconhecidas.
N.O.M.s: não fez.
N.I.E.M.s: não fez.
Quadribol: não jogou, pois era muito grande.
Outras escolas: não.
Residência: uma cabana nos arredores do castelo de Hogwarts, muito perto da orla da Floresta Proibida.
Cargo em Hogwarts: Guarda-caça e Guardiões das Chaves e Terras de Hogwarts (Pedra Filosofal, capítulo 4). Possivelmente substituto de Ogg (Cálice de Fogo, capítulo 33). Enquanto Guardião das Chaves, é função de Hagrid encontrar os alunos do primeiro ano e escolta-los da estação de trem de Hogsmeade através do lago até Hogwarts. Desde 1993, Hagrid também tem sido professor de Trato das Criaturas Mágicas.
DEPOIS DA ESCOLA E CARREIRA
Quando foi expulso de Hogwarts, Hagrid passou a ser treinado para Guarda-Caça. Durante a Primeira Guerra dos Bruxos Hagrid participou da Ordem da Fênix. Foi nomeado professor de Trato de Criaturas Mágicas em 1993. Participou da Segunda Guerra dos Bruxos, e quando Voldemort foi derrotado provavelmente voltou à Hogwarts como Guarda-Caça.
SOBRE
Rúbeo Hagrid é um dos personagens mais queridos dos livros de J. K. Rowling. Durante a saga protagonizou algumas das passagens mais marcantes e emocionantes da trama, que com toda certeza, ficarão para sempre na memória dos fãs. Foi ele quem recebeu de Dumbledore a missão de resgatar Harry dos Dursley e foi, portanto, o primeiro contato do garoto com o mundo Mágico. Foi ele, inclusive, quem revelou que Harry era um bruxo.
O personagem é um meio-gigante de cabelos negros e desarrumados e com uma barba selvagem e emaranhada que lhe sobre todo o rosto. Possui no mínimo a altura de dois humanos adultos e sua mão se assemelha, em tamanho, a uma lata de lixo.
Hagrid é o guarda-caça e também o Guardião das Chaves e Terras da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ocupa o cargo desde que foi obrigado a deixar os estudos por conta de ser acusado por Tom Riddle de ter aberto a Câmara Secreta pela primeira vez, em 1942. Foi expulso da escola, então, e teve sua varinha quebrada em duas partes (Câmara Secreta, capítulo 17). Porém Dumbledore o acolheu e permitiu que morasse em uma cabana nas terras de Hogwarts, próxima a orla da Floresta Proibida (e é lá onde provavelmente vive até os dias de hoje, em companhia de Canino, seu cão de caçar javalis). Por esse motivo Rúbeo é extremamente fiel a Dumbledore, que logo no primeiro capítulo de Pedra Filosofal comenta:
“Eu confiaria minha vida a Hagrid”.
A partir do ano de 1993, qu ando o trio de protagonistas ingressou em seu terceiro ano de estudo em magia, Rúbeo Hagrid tornou-se também um professorde Hogwarts, lecionando Trato das Criaturas Mágicas:
“ – Quanto ao nosso segundo contratado – continuou Dumbledore quando cessavam as palmas mornas para o Profº. Lupin. – Bem, lamento informar que o Profº. Ketrleburn, que ensinava Trato das Criaturas Mágicas, aposentou-se no fim do ano passado para poder aproveitar melhor os membros que ainda lhe restam. Contudo, tenho o prazer de informar que o seu cargo será preenchido por ninguém menos que Rúbeo Hagrid, que concordou em acrescentar essa responsabilidade docente às suas tarefas de guarda-caça.” – (PdA05).
Porém, antes mesmo de começar a ensinar Trato das Criaturas Mágicas, o personagem já tinha um “paixão excessiva” por seres ‘interessantes do mundo bruxo – seres que qualquer outra pessoa chamaria de monstros interessantes. Em Hogwarts, por conta de sua adoração por criaturas mágicas, pode-se dizer que Hagrid foi um pouco problemático. A variedade de criaturas mágicas das quais Hagrid já cuidou vai desde um dragão norueguês, passando por explosivins e um hipogrifo, até uma acromântula gigante e um cão de três cabeças.
A primeira vista, a aparência do meio-gigante é bastante intimidadora. Mas na verdade, por detrás de um ser tão grande encontra-se um grande homem – seu coração mole o leva a chorar muito. (PdA11).
Filho de um bruxo e uma gigante (portanto meio-gigante) Hagrid teve uma infância um tanto quando complicada: sua mão, Fridwulfa, abandonou sua família quando ele tinha apenas três anos, e seu pai morreu quando Hagrid cursava o segundo ano de Hogwarts. (CdF 23 e 24/OdF15)
Essa sua fascinação por tais criaturas lhe colocou muitas vezes em apuros como professor. Um exemplo claro disso foi a aula com o hipogrifo Bicuço, que feriu Draco Malfoy (PdA06), e a aula, no quinto ano de Harry em Hogwarts, com os testrálios, que foi classificada por Umbridge como “perigosa” (OdF21). Nessas situações Hagrid costuma perder sua confiança e ficar irritado, tornando suas aulas tediosas por longos períodos.
Desde o momento em que se conheceram, quando Hagrid foi enviado por Dumbledore para resgatar Harry dos Dursley para seu primeiro ano em Hogwarts, o meio-gigante e o garoto se tornaram grandes amigos; e essa amizade tem se revelado duradoura. Nos anos em que estiveram em Hogwarts não foram poucas as vezes que o trio de protagonistas visitou a cabana de Hagrid (OdF20). Harry, Rony e Hermione sempre encontravam um jeito de dar uma passadinha na casa do amigo, seja para uma deliciosa xícara de chá, seja para tentar extrair alguma informação sigilosa de Hagrid, seja para consolá-lo em momentos de dificuldade.
Hagrid esteve também sempre presente ao lado de Harry na luta contra Voldemort, ora protegendo o garoto, ora em missões especiais, como na ocasião em que foi enviado ao nordeste de Minsk para negociar com os gigantes.
No final do sexto livro, Enigma do Príncipe, foi Hagrid quem conduziu o corpo de Dumbledore até o seu túmulo, no funeral do diretor.
No último livro, na Batalha Final, juntamente com Grope, o personagem lutou com todas as forças para proteger a escola e os amigos da Ordem da Fênix. Na primeira parte da Batalha de Hogwarts, Hagrid foi capturado pelos gigantes de Lord Voldemort e teve de permanecer preso por um tempo. Depois disso ocorreu a cena que talvez muitos fãs considerem a passagem mais marcante do personagem em toda a saga: após Harry ter sobrevivido ao Avada Kedavra Hagrid teve de carregar o “corpo” do garoto de volta à escola, sem ter a idéia de que seu grande amigo estava vivo, como símbolo da vitória efetiva do vilão. De qualquer maneira, é claro que tudo não acabou ocorrendo bem da maneira como Voldemort havia planejado (RdM35).
NOS FILMES
Nos filmes da série, produzidos pela Warner Brothers, Hagrid é interpretado pelo britânico Robbie Coltrane (a pedido da própria autora J. K. Rowling). Contudo, em Câmara Secreta o jovem Rúbeo é interpretado por Martin Bayfield, que é também o doublê de Coltrane.
Tanto Jim Dale (narrador dos áudio books estadunidenses) quando o ator Robbie Coltrane dão à Hagrid um sotaque de Devon (distrito britânico). No primeiro longa-metragem da saga Steve Kloves, o roteirista dos filmes, inventou uma passagem na qual Hagrid dá algumas informações importantes ao trio e diz: “Eu não deveria ter dito isso, eu não deveria ter dito isso”. Essa passagem nunca realmente ocorreu em nenhum dos livros.
Severo Snape
NOMES
Nome completo: Severo Prince Snape.
Significado do nome:
Severo: óbvia conotação de severidade e rigor. Também há vários santos com o nome ‘Severo’.
Snape: JKR revelou que “Snape é uma vila inglesa,” provavelmente uma em North Yorkshire, próximo de Hadrian’s (também conhecido como Severo) Wall. Essa vila também possui um ‘Castelo de Snape.’ Existe também outra vila chamada Snape que é perto de Saxmundham, nordeste de Ipswich, perto do Rio Alde.
Snape também pode ser um verbo em Norueguês Antigo: ‘ser severo com, repreender, tratar com desdém; insultar, desonrar, desgraçar.’
Verbo ‘sneap’ (possui o mesmo som que Snape): sneap: beliscar, apertar, sacrificar, repreender, desprezar.
Prince, seu nome do meio, significa Príncipe em inglês.
Apelidos: ‘Sev’, apelido pelo qual Lílian o chamava, ‘Ranhoso,’ usado por Tiago para ridicularizá-lo.
Também chamado de: ‘Príncipe Mestiço’, nome que o próprio criou usando o sobrenome de solteira de sua mãe (Prince – Príncipe em inglês).
DATAS
Nascimento: 9 de Janeiro de 1960 (ano estimado).
Falecimento: 1º de Maio de 1998, durante a Batalha de Hogwarts, uma hora antes da aurora (RdM32).
APARÊNCIA
Olhos: negros e frios.
Cabelo: preto e oleoso, na altura do ombro.
Características marcantes: parece um morcego, mas JK já afirmou que ele não é um vampiro. Possui um nariz comprido, em forma de gancho.
Roupas e acessórios: Vestes longas e pretas quando adultos. Quando criança, não parecia ter roupas próprias. “[...] jeans excessivamente curto, um casaco enxovalhado e tão largo que pdoeria pertencer a um adulto, uma camisa estranha, com aspecto de bata.” (RdM33)
Cicatrizes: na perna, onde Fofo o mordeu uma vez.
Tatuagem: Marca Negra no antebraço esquerdo que nem sempre é visível.
Descrição: é descrito como amarelado, mas também descrito como muito pálido.
- Snape criança:
“[...]um menino magricela [...] Seus cabelos negros eram demasiado longos e suas roupas tão díspares que isso até parecia intencional [...] Snape não aprecia ter mais de nove ou dez anos, macilento, pequeno, rijo.” - (OdF33)
- Snape adolescente:
“Snape adolescente tinha um ar pálido e estiolado, como uma planta mantida no escuro. Seus cabelos eram moles e oleosos e pendiam sobre a mesa, seu nariz aquilino a menos de cinco centímetros do pergaminho enquanto ele escrevia.” - (OdF28)
- Snape adulto:
“O Professor Quirrell, com aquele turbante ridículo, conversava com um professor de cabelos negros e oleosos, nariz de gancho e pele macilenta.” - (PF7)
“Seus olhos eram negros como os de Hagrid, mas não tinham o calor dos de Hagrid. Eram frios e vazios e lembravam túneis escuros.” - (PF8)
“Os dentes irregulares e amarelados de Snape estavam arreganhados.” - (PdA14).
FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: Mestiço.
Pai: Tobias Snape (Trouxa – EdP30).
Mãe: Eileen Prince (bruxa – EdP30).
Irmãos: não.
Esposa: nenhuma.
Filhos: não.
Sobrinhos: não.
Afilhado: desconhecido.
Padrinho: desconhecido.
Melhores amigos: Lílian Evans, até o quinto ano; Dumbledore.
Piores Inimigos: Voldemort, Tiago Potter, Sirius Black, Harry Potter e os outros Marotos.
Relacionamentos: Severo amava fielmente sua amiga de infância Lílian Evans, mas de um modo possessivo e obsessivo, até o último instante de sua vida.
Animal de estimação: desconhecido.
Infância: parece que teve um pai abusivo (OdF26, RdM33) e não parecia uma criança bem cuidada.
Localização de sua casa de infância: Uma casa de parede de tijolinhos na Rua da Fiação, a beira de um rio (RdM33), que parece se uma área pobre de uma cidade industrial no norte da Inglaterra (EdP2). O interior da casa é sombrio: “Tinham entrado diretamente em uma pequena sala de visitas, que dava a impressão de uma cela acolchoada e escura. As paredes eram inteiramente cobertas de livros, a maioria encadernada em couro preto ou castanho; um sofá puído, uma poltrona velha e uma mesa bamba estavam agrupados no círculo de luz projetado por um candeeiro preso no teto. O lugar tinha um ar de abandono, como se não fosse normalmente habitado.” (EdP2) Rabicho (também conhecido como Peter Pettigrew) está morando lá também a altura de 1996.
Associações & afiliações: Ordem da Fênix e Comensais da Morte.
Tias e tios: desconhecidos.
Primos: desconhecidos.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: composição desconhecida.
Vassoura: Pode voar sem uma vassoura (RdM30). Snape deve ter tentado aprender a voar bem em alguma vassoura, mas não conseguiu.
Objetos: livro de Poções Estudo Avançado no Preparo de Poções.
Habilidades: Preparo de poções (como Poção do Acônito e Veritaserum), maldições. Sabe muito de Artes das Trevas.
Poderes especiais: Oclumência, Leglimência.
Meias: desconhecidas.
Feitos: protegeu Harry desde a morte de Lílian, e morreu tentando protegê-lo. Enganou Voldemort por anos, usando Oclumência.
Caligrafia: minúscula e apertada (OdF).
Citações: “— Por que Dumbledore não pode ensinar ao Harry? – perguntou Sirius gressivamente. — Por que você?
— Porque suponho que seja uma prerrogativa do diretor delegar as tarefas menos agradáveis — disse Snape suavemente.” (OdF24).
Hobbies: Artes das Trevas.
FICHA MÁGICA
Espelho de Ojesed (maior desejo): provavelmente veria a ele e Lílian juntos.
Bicho-Papão (maior medo): desconhecido.
Patrono: Corsa (RdM19).
Cheiros de Amortentia: desconhecidos, mas provavelmente era o cheiro de Lílian.
Dementadores (pior memória): Possivelmente a pior lembrança de Snape é o episódio humilhante no qual Tiago Potter o ergue no ar de cabeça pra baixo, deixando sua cueca encardida a mostra e quando Snape chamou Lílian de Sangue-ruim (OdF28). Entretanto, Dumbledore acredita que sua pior lembrança seja, na verdade, quando Snape percebeu que Voldemort estava indo atrás dos Potter por causa da Profecia (EdP25).
Pode ver testrálios?: sim.
Cofre do Gringotes: desconhecido.
Forma animaga: não tem.
HOGWARTS
Casa: Sonserina.
Período do Curso: de 1971 a 1978.
Organizações e afiliações: desconhecidas.
Matérias escolhidas no 3º ano: desconhecidas.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: desconhecidas, mas Poções e Defesa Contra As Artes das Trevas, certamente.
Prêmios: desconhecidos.
Detenções: desconhecidas.
N.O.M.s: desconhecidos.
N.I.E.M.s: desconhecidos.
Quadribol: não jogou, pois não tinha nenhum talento para o esporte.
Outras escolas: não.
Cargo em Hogwarts: Professor de Poções (1980-1995), Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (1996-1997) e Diretor (1997- maio de 1998).
Residência: nas masmorras.
Escritório de poções: Quando ele lecionava poções, seu escritório se localizava adjacentemente a sala onde ministrava suas aulas.
Sala de aula de poções: “A sala sombria estava forrada de estantes ocupadas por centenas de frascos de vidro em que flutuavam pedaços viscosos de plantas e bichos, em várias poções coloridas. A um canto, havia um armário cheio de ingredientes, o qual Snape certa vez acusara Harry — com razão — de assaltar.” (OdF26).
Sala de aula de Defesa contra as Artes das Trevas: “Snape já impusera sua personalidade à sala; estava mais sombria do que antes, pois ele fechara as cortinas e a iluminara com velas. Novos quadros adornavam as paredes, vários deles mostravam pessoas sofrendo com pavorosos ferimentos ou partes do corpo estranhamente torcidas. Ninguém falou enquanto os alunos se acomodavam, admirando os sinistros quadros escuros.” (EdP9).
Escritório de diretor: Quando Snape ocupou a diretoria, ele não alterou muito o escritório de diretor (Harry não percebeu nada diferente, ao menos) (RdM33).
Retrato: Harry garantiu que a renúncia de Snape não o negasse a honra de ter seu retrato junto com os retratos dos Diretores de outrora de Hogwarts.
DEPOIS DA ESCOLA E CARREIRA
Snape se alistou aos Comensais da Morte logo que saiu de Hogwarts. Passou a informação da Profecia de Trelawney à Voldemort, mas se arrependeu quando descobriu que seu senhor iria perseguir os Potter. Passou para o lado de Dumbledore, e viveu como espião. Foi contratado como Mestre de Poções & Diretor da Casa Sonserina em Hogwarts em 1980 (OdF17); se tornou professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em 1996 e virou o Diretor de Hogwarts um ano depois, em Agosto de 1997 (RdM12). Snape continuou protegendo Harry, pelo amor que sentia por Lílian, e morreu tentando proteger o garoto.
CRIMES
Ao fim da 1ª guerra, foi denunciado como um Comensal da Morte por Karkaroff em seu julgamento no Ministério da Magia; no entanto, Dumbledore atestou sua lealdade (CdF30). Em 1997, Snape assassinou Dumbledore.
BATALHAS
Snape estava na Batalha da Torre, onde matou Dumbledore e assegurou a segurança de Draco. Na batalha dos Sete Harrys (RdM4), Snape lutou ao lado do restante dos Comesais da Morte e lançou uma maldição que acidentalmente cortou uma orelha de Jorge Weasley fora. Ela estava presente na Batalha de Hogwarts, mas não lutou, pois Voldemort o mantinha por perto (para matá-lo) (RdM32).
PROVAS DE QUE SNAPE ERA LEAL A DUMBLEDORE
- Segundo Dumbledore, se não fosse “ a oportuna intervenção do professor Snape quando retornei a Hogwarts, desesperadamente ferido, eu não teria sobrevivido para contar a história.” (EdP23)
- Snape não se junta aos Comensais da Morte depois de matar Dumbledore; ao invés disso, ele resgata Draco e confronta Harry, mas não o mata (EdP27).
- Snape é um Oclumente excepcional e poderia ter escondido sua lealdade a Dumbledore de Voldemort.- Após Harry ter atacado Snape na Casa dos Gritos, Snape se desculpa por ele. Ele diz a Cornélio Fudge de que Harry estava sendo controlado por Sirius por um Feitiço de Confusão (PdA21).
- Dumbledore atestou pela lealdade de Snape diante da Corte Suprema Wizengamot (CdF30)
- Snape (junto com McGonagall & Dumbledore) era visível no Espelho-de-inimigos de Bartô Crouch Jr. (CdF35)
- Dumbledore nunca expressou nenhuma desconfiança de Snape.
- Dumbledore diz que Snape se mostrou arrependido depois de ter contado a Voldemort sobre a profecia (EdP25).
- Logo após do renascimento de Voldemort, Dumbledore deu a Snape algum tipo de missão difícil (OdF36).
- Repedidamente, até EdP, todas as suspeitas de Harry quanto a Snape se mostraram infundados; o que Snape diz muitas vezes diverge do que ele faz.
- Por causa do tempo, Snape deve ter sido a pessoa que avisou Dumbledore que Voldemort planejava matar a criança dos Potter.
PROVAS DE QUE SNAPE, NA VERDADE, ERA LEAL A VOLDEMORT
- Snape assassinou Dumbledore quando Draco não pôde. (EdP27).
- Uma “repugnância e ódio gravados nas linhas duras do seu rosto” ao matar Dumbledore (EdP27).
- Os Comensais da Morte se referem a Voldemort respeitosamente como “Lord das Trevas.”
- Escutou por trás da porta a profecia de Trelawney e informou o que ouviu a Voldemort (EdP25).
- Ele diz a Belatriz que todo seu trabalho por Dumbldore foi feito sob ordens de Voldemort (EdP2).
- Narcisa Malfoy acredita que Snape é “o favorito do Lorde, o conselheiro em quem ele mais confia” (EdP2)
- Abusa do seu poder como professor; é cruel com os estudantes, especialmente Harry, Rony e Neville.
- Por toda a sua vida, sempre foi fascinado pelas Artes das Trevas.
- Sente ambição e ressentimento em relação às pessoas que são bem-amadas.
- Snape é um Oclumente excepcional e poderia ter escondido sua lealdade a Voldemort de Dumbledore.
Mais mistérios…
- Sua infância foi tão difícil quanto parece que foi?
- Quando Snape descobriu que Pettigrew era um Comensal da Morte?
- Por que Snape não se vingou de Pettigrew por ter traído os Potters?
SOBRE
Cruel e assustador para praticamente todos os alunos de Hogwarts, a maioria jamais sequer imagina quem Severo Snape realmente é.
Filho de pai trouxa (Thobias Snape) e de mãe Bruxa (Eillen Prince), Snape cresceu em uma casa na Rua da Fiação, onde parece ter vivido uma infância difícil, não sendo protegido nem bem cuidado. Desde pequeno, o bruxo já parecia ter a incrível aparência de morcego que teria quando adulto. Quis o destino que Lílian e Petúnia Evans fossem suas vizinhas quando criança.
Não demorou para que Snape constatasse que ele e Lílian possuíam algo em comum: ambos eram bruxos e estavam destinados a cursar sete anos a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Foi ele o responsável por introduzir o mundo mágico a futura mãe de Harry Potter e, quando criança, parecia que não tinha qualquer adoração pelas Artes das Trevas ou qualquer preconceito contra os nascidos-trouxa.
Logo criou inimizade com Petúnia, que o considerava uma má influência para sua irmã. Snape não parecia fazer idéia do que era ser amado por outra pessoa, por isso menosprezou o elo entre as duas irmãs, que foi quebrado, em parte, por sua causa.
Na escola, Lílian e Snape se tornaram melhores amigos até o quinto ano, mas foram separados logo na cerimônia de Seleção: o Chapéu Seletor mandou Snape para Sonserina e Lílian para Grifinória. Na casa dos corajosos, Lílian se tornou amiga dos marotos, inimigos número 1 de Snape em Hogwarts, que sempre o ridicularizavam seja por sua aparência ou qualquer outra coisa. Em um episódio, Sirius criou uma armadilha para Snape, que foi para entrada do Salgueiro Lutador quando Lupin estava transformado em lobisomem. Se não fosse por Tiago Poter, ele teria sido atacado. Apesar de ter salvado sua vida, Snape passou a odiar Potter ainda mais, pois agora possuía uma dívida de vida com ele.
Lílian, no entanto, estava preocupada com Severo. Suas companhias da Sonserina em Hogwarts (Avery e Mulcieber) atacaram Maria Macdonnald, amiga de Lílian, usando magia negra e Lílian não parava e questionar o garoto o que tanto via neles.
Em seu quinto ano, aconteceu o que pode ser chamado de a pior lembrança de Snape. Foi erguido no ar por Tiago Potter que tirou suas calças, deixando sua cueca seja a vista. Lílian foi o defender, mas, possuído pela raiva, ele a chamou de sangue-ruim e a amizade entre os dois se rompeu. Anos depois, Lílian veria a se casar com Tiago Potter, selando o ódio de Snape para sempre.
Mal sabia Lílian que ele era extremamente apaixonado por ela, e, sem ela, Snape estaria ainda mais perdido em sua vida. Snape, então, seguiu o caminho das Trevas, se tornando um Comensal da Morte. Por ordens de Voldemort, ele pediu o cargo de Defesa Contra As Artes das trevas, e enquanto escutava a entrevista de Sibila Trelawney, ouviu parte da profecia que falava sobre o nascimento de um garoto “com o poder de vencer o Lord das Trevas” no final de Julho, então logo que Lílian engravidou, os Potters se esconderam. Voldemort esperou para ver quais crianças haviam nascido e começou a planejar o assassinato da família Potter. Snape se desesperou com isso e implorou a Voldemort para poupá-la, mas ele não podia confiar nas garantias do Lorde. Snape percebeu que para proteger sua preciosa Lílian, ela precisava da ajuda de Dumbledore. Snape modificou seu próprio destino e o destino de Voldemort quando ele ofereceu a Dumbledore sua completa lealdade e o informou que os Potters seriam atacados em breve pelo próprio Voldemort.
Quando Voldemort chegou a Godric’s Hollow em 31 de Outubro de 1981, ele rapidamente assassinou Tiago e se dirigiu ao berço de Harry. O Lord das Trevas ainda lembrou dos pedidos de Snape, mas Lílian não sairia da frente de seu filho. Ela protegeu a criança com seu corpo e Voldemort não teve outra escolha a não ser matá-la.
Tomado pelo remorso e por arrependimento, ofereceu completa lealdade a Dumbledore, com a condição que esta não fosse revelada. Snape fingiria, graças a sua incrível destreza em Oclumência, que continuava sendo um Comensal da Morte e passaria todas as informações a Dumbledore. Em Hogwarts, ele se tornou o Mestre de Poções, cargo que ocupou por 16 anos, acumulando a função de Diretor da Sonserina.
Odiado por quase todos os alunos, principalmente por Harry Potter e Neville Longbootom, apenas os sonserinos gostavam dele, já que Snape sempre facilitava as coisas para os alunos de sua casa e tirava pontos injustamente das demais.
Quando Harry ingressou na escola, ele imediatamente ganhou o ódio de Snape, já que este se parecia exatamente como seu antigo rival, Tiago, no entanto, Harry havia herdado os amendoados olhos verdades de sua amda Lílian. Por sua dívida de vida com Tiago Potter, Snape passou a proteger Harry dos perigos que o aguardavam durante toda a vida escolar. Com o retorno de Voldemort, Snape se expôs a grande perigo para passar informações a Dumbledore. Nem Voldemort desconfiava dele, sendo que a única que o via com desconfiança era Belatriz Lestrange.
No sexto ano, Harry acha um misterioso livros de Poções, co. informações preciosas sobre o preparo das mesmas e que pertencera ao Príncipe Mestiço, No livro, Harry também encontra feitiços inéditos criados pelo Príncipe, como o Sectumsempra. Depois de testemunhar o assassinato de Dumbledore pelas mãos de Snape, Harry descobre que o Príncipe era Snape, que pegou seu nome do meio “Prince” (Príncipe em inglês) e criou o apelido, e jura vingança.
Na batalha de Hogwarts, em maio de 1998, Voldemort mandou Snape sempre por perto: seu plano era matá-lo, pois ele acreditava que Severo era o verdadeiro Dono da Varinha das Varinhas. Atacado pela cobra Nagini, à beira da morte, Snape faz um último pedido a Harry: “Olhe… para… mim…”. Neste momento, os olhos verdes que Harry herdou de Lílian encontraram os olhos de Snape, que partiu em paz, com o último vislumbre daquilo que mais amava.
Abalado pela Morte de Snape, Harry acaba mergulhando em suas lembranças na penseira de Dumbledore e descobre tudo: a amizade de Snape e sua mãe, a adolescência dos dois, o arrependimento do bruxo, e como ele matara Dumbledore porque o próprio havia pedido.
Reconhecendo o grande herói que Snape foi, Harry nomeou seu filho caçula em homenagem a Dumbledore e a Snape: Alvo Severo.
NOS FILMES
Severo Snape na fase adulta é interpretado por Alan Rickman e o jovem Snape é feito por Alec Hopkins.
Assinar:
Postagens (Atom)