domingo, 16 de janeiro de 2011

Voldemort


Nome completo: Tom Servolo Riddle / Voldemort.
Origem do nome: sua mãe viveu tempo suficiente para nomeá-lo ‘Tom’, em homenagem a seu pai, e dar o sobrenome ‘Servolo’, em homenagem a seu avô (CS13).
Significado do nome: ‘Voldemort’= vôo da morte, em francês (JKR).

No período escolar, Riddle fez um anagram com seu nome e então surgiu “Eis Lord Voldemort”:

” Era um nome que eu já estava usando em Hogwarts, só para os meus amigos mais íntimos, é claro. Você acha que eu ia usar o nome nojento do meu pai trouxa para sempre? Eu, em cujas veias corre o sangue do próprio Salazar Slytherin, pelo lado de minha mãe? Eu, conservar o nome de um trouxa sujo e comum, que me abandonou mesmo antes de eu nascer, só porque descobriu que minha mãe era bruxa? Não, Harry, criei para mim um nome novo, um nome que eu sabia que os bruxos de todo o mundo um dia teriam medo de pronunciar, quando eu me tornasse o maior bruxo do mundo.” (CS17)

Também chamado de:
- Lord Voldemort;
- Você-sabe-quem
- Aquele-que-não-deve-ser-nomeado;
- Lord das Trevas;
- T.S. Riddle (no diário);

Dumbledore disse que Tom começou a usar a nomeação “Lord Voldemort” alguns anos depois que começou a freqüentar Hogwarts (EdP13).

AQUELE-QUE-NÃO-DEVE-SER-NOMEADO

Rowling se inspirou em dois gangsters ingleses da década de 50 chamados Gêmeos Kray:

“Na história, as pessoas não falam o nome Kray. Você simplesmente não o menciona. Você não fala sobre eles, porque a retaliação era tão brutal e sangrenta. Acho que isso é uma impressionante demonstração de força, que você pode convencer alguém a não usar seu nome. Impressionante no sentido de quão elevado o nível de medo é que você inspira nas pessoas. Não é algo para ser admirado.”

Assim que Voldemort controla o Ministério da Magia em 1997, ele reforçar esse medo ao impor um Tabu ao nome. Qualquer pessoa que diga ‘Voldemort’ seria rastreada imediatamente pelas quadrilhas de seqüestradores, que levariam a pessoa presa. (RdM)

DATAS

Nascimento: 31 de Dezembro (EdP13) de 1926 (ano estimado: os acontecimentos de 1943 são referidos, em 1992, como de “cinqüenta anos atrás.”)
Falecimento: 2 de Mario de 1998 (RdM36, documentário de JK). Voldemort perdeu seu corpo em 31 de outubro de 1981, e viveu como um fantasma até ressurgir em junho de 1995.

APARÊNCIA
Aos 16 anos de idade: “Ele era mais alto do que Harry, mas seus cabelos também eram muito negros.” (CS13) Era “bonito” (CS18) e seus olhos eram escuros (EdP). Apresentava dedos compridos e uma risada aguda e fria (CS17).

Voldemort com quase 30 anos: Quando Voldemort visitou Dumbledore 10 anos depois de deixar a escola, ele não era mais bonito. Seu rosto cadavérico parecia ter sido “queimado e embaçado; estavam macilentas e estranhamente distorcidas, e o branco dos olhos parecia estar permanentemente injetado, embora as pupilas ainda não fossem as fendas que Harry sabia que viriam a ser. Ele trajava uma longa capa preta, e seu rosto estava branco como a neve que brilhava em seus ombros.” (EdP20)

Antes da poção de renascimento de Rabicho (forma de “bebê”): “A coisa que Rabicho andara carregando tinha a forma de uma criança humana encolhida, só que Harry nunca vira nada que se parecesse menos com uma criança. Era pelada, de aparência escamosa, de uma cor preta avermelhada e crua. Os braços e pernas eram finos e fracos e o rosto – nenhuma criança viva jamais tivera um rosto daqueles – era plano e lembrava o de uma cobra, com olhos vermelhos e brilhantes.” (CdF32).

Depois da poção de renascimento de Rabicho: descrito como um homem “alto e esquelético.” Seu rosto era “mais branco do que um crânio, com olhos grandes e vermelhos, um nariz chato como o das cobras e fendas no lugar das narinas” (CdF32).

“Voldemort desviou o olhar de Harry e começou a examinar o próprio corpo. Suas mãos eram como aranhas grandes e pálidas, seus longos dedos brancos acariciaram o próprio peito, os braços, o rosto, os olhos vermelhos, cujas pupilas eram fendas, como as de um gato, brilhavam ainda mais no escuro. Ele ergueu as mãos e flexionou os dedos com uma expressão arrebatada e exultante. Não deu a menor atenção a Rabicho, que continuou tremendo e sangrando no chão, nem à enorme cobra, que reapareceu em cena e recomeçou a descrever círculos em torno de Harry, sibilando. Voldemort enfiou um dos dedos anormalmente longos em um bolso fundo e tirou uma varinha.” (CdF33).

Na batalha do Departamento de Mistérios: “Alto, magro e encapuzado, sua medonha cara ofídica pálida e magra, seus olhos vermelhos de pupilas verticais encarando-o…” (OdF).

Depois da morte: o que sobrou da alma de Voldemort existe como algo que tinha a forma de uma criancinha nua com a pela em carne viva e grossa, como se tivesse sido açoitada, que Harry viu em King’s Cross (RdM35).


FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS

Ancestralidade: Mestiço (CS13); descendente de Salazar ‘Sonserina’ Slytherin (CS17).
Pai: Tom Riddle, um Trouxa da vila de Little Hangleton que abandonou Mérope ao descobrir que ela era uma bruxa (CS13, CS17; CdF33); descrito como um homem contra a magia, rico, esnobe e rude (CdF1).
Mãe: Mérope Gaunt (EdP10), que morreu em Londres uma hora depois de dar a Luz (CdF33 e EdP); ela era descendente de Salazar Slytherin (CS17).
Irmãos: nenhum.
Esposa: nenhuma.
Filhos: nenhum.
Genro ou Nora: nenhum.
Netos: nenhum.
Avós paternos: Sr. Riddle e Sra. Riddle, de Little Hangleton. No filme Cálice de Fogo, os nomes dos avós paternos de Voldemort são Thomas e Mary Riddle.
Avós maternos: Seu avô era Servolo Gaunt, descendente de Salazar Slytherin (EdP10).
Tios: Seu tio materno se chamava Morfino Gaunt (EdP10).
Primo: nenhum.
Sobrinhos: nenhum.
Afilhado: nenhum.
Padrinho: nenhum.
Melhores amigos: Voldemort nunca teve amigos, e Dumbledore acreditava que jamais teria um.
Piores Inimigos: Harry Potter, Dumbledore, Ordem da Fênix.
Relacionamentos: Voldemort nunca foi verdadeiramente amado.
Animal de estimação: Uma enorme cobre chamada Nagini.
Elfo-doméstico: não.
Casas: orfanato trouxa, durante a infância e férias de verão, Hogwarts, lugar qu chamava de lar; Albânia.
Infância: 1926 a 1938, criado em um orfanato Trouxa em Londres (CS13; CdF33, EdP13). O orfanato era um prédio quadrado e sinistro cercado por altas grades, era um lugar era pobre, mas imaculadamente limpo e sua mobília era velha e desparelhada. (EdP13). A Sra. Cole parece ser a diretora do lugar. Ela achava que Tom Riddle, quando bebê, engraçado, pois raramente chorava e metia medo nas outras crianças, criando situações desagradáveis para outros crianças e seus animais de estimações. Também roubava objetos: um ioiô, um dedal de prata e uma gaita-de-boca oxidada.
Associações & afiliações: Clube do Slugue, Comensais da Morte.

OBJETOS, HABILIDADES E ETC.

Varinha: Vinte e oito centímetros, uma combinação incomum de Azevinho e Pena de Fênix, boa e maleável. A pena da varinha de Voldemort veio de Fawkes, assim como a pena da varinha de Harry. Isso as torna varinhas-irmãs. Voldemort ainda usou a varinha de Lúcio Malfoy e a Varinha das Varinhas.
Vassoura: Voldemort não precisa de uma vassoura para voar.
Objetos: Diário criado em 1943 no início de seu sexto ano, o anel de Servolo, o medalhão de Slytheri, a Taça de Hufflepuff e o diadema de Ravenclaw.
Habilidades: Dumbledore considera Tom Riddle “provavelmente o aluno mais brilhante que Hogwarts já teve.”(CS18).
Poderes especiais: Ofidioglossia (CS), Legilimência (OP24).
Feitos:
- Criou mais de uma horcrux.
- Poção de renascimento usando magia das Trevas (sangue de unicórnio, veneno da cobra Nagini, osso de seu pai, carne de Rabicho, e sangue de Harry) (CdF32, CdF33). Voldemort usou propositalmente o sangue de Harry porque ele desejava a magia de uma “proteção duradoura” de Lílian em seu sangue também (CdF33).
Meias: desconhecidas.
Caligrafia: “desleixada” (CS13)
Citações: “Fui arrancado do meu corpo, me tornei menos que um espírito, menos que o fantasma mais insignificante… Mas, ainda assim, continuei vivo. Em que me transformei, nem eu mesmo sei… Eu que cheguei mais longe do que qualquer outro no caminho que leva à imortalidade. Vocês conhecem o meu objetivo, vencer a morte. E agora fui testado, e aparentemente uma, ou mais de uma, das minhas experiências foi bem sucedida…” (CdF33).
Hobbies: Voldemort era fascinado em descobrir segredos de Hogwarts.

FICHA MÁGICA

Espelho de Ojesed (maior desejo): Na frente do Espelho de Ojesed, Voldemort veria a si mesmo, todo poderoso e eterno.
Bicho-Papão (maior medo): J. K. disse que seria a “morte, ignonimioso morto… Ele se veria morto.”
Patrono: Voldemort não possui lembrança feliz para produzir um patrono.
Cheiros de Amortentia: desconhecido, e provavelmente ele não sente cheiro algum.
Dementadores (pior memória): deve ser o momento em que perdeu o corpo em Godric’s Hollow.
Pode ver testrálios?: sim.
Cofre do Gringotes: não tem.
Forma animaga: desconhecido.
Profissão: nenhuma.
Títulos: o Bruxo das Trevas mais perigoso de todos os tempos.

HOGWARTS
Casa: Sonserina.
Período do Curso: de 1938 a 1945.
Organizações e afiliações: Monitor e Monitor Chefe.
Matérias escolhidas no 3º ano: desconhecidas.
Matérias cursadas a partir do 6º ano:desconhecidas.
Prêmios:Monitor (em 1942); Medalha de Mérito em Mágia; um escudo dourado como prêmio por “serviços especiais prestados A Hogwarts”, guardado na sala de troféus; Monitor-chefe (em 1944).
Detenções: Provavelmente nenhuma.
N.O.M.s: Provavelmente todos que tentou.
N.I.E.M.s: Provavelmente todos que tentou.
Quadribol: desconhecido.
Outras escolas: não.

O QUE TOM SABIA ANTES DO PRIMEIRO ANO

Riddle não fazia idéia sobre seis antepassados, mas já tinha descoberto sobre seus podores: “Sei fazer as coisas se mexerem sem tocar nelas. Sei fazer os bichos me obedecerem sem treinamento. Sei fazer coisas ruins acontecerem a quem me aborrece. Sei fazer as pessoas sentirem dor, se quiser.” Tom também descobriu que era Ofidioglota. Depois que Dumbledore o contou que era um bruxo, Tom supôs que sua mãe era uma Trouxa e que ele havia herdado a magia de seu pai (EdP13).

QUANDO TOM TOMOU CONHECIMENTO DE QUE ERA O HERDADEIRO DE SONSERINA?

O Tom no diário (Tom no final do quinto ano) conta a Harry “Mas admito que até eu mesmo fiquei surpreso que o plano tivesse funcionado tão bem. Achei que alguém devia perceber que Hagrid não poderia ser o herdeiro de Slytherin. Eu gastara circo anos inteiros para descobrir tudo que podia sobre a Câmara Secreta e encontrar a entrada… Como se Hagrid tivesse cabeça, ou poder para tanto!” (CS17). Tom deve ter descoberto que era o herdeiro e que a Câmara existia logo que chegou em Hogwarts, em seu primeiro ano.

DISTINÇÃO NOS ESTUDOS
Segundo Dumbledore, “É claro, ele foi provavelmente o aluno mais brilhante que Hogwarts já teve.” (CS18).

TROFÉUS

Dumbledore observou que Tom gostava de colecionar troféus desde criança: coisas que roubava de outras crianças no orfanato a coisas que ele tomou de suas vítimas ou que roubou diretamente (EdP13), o anel de Sonserina, o medalhão de Sonserina, a taça de Lufa-lufa (Edp20).

OBSESSÃO COM SUA HEREDITARIEDADE E O ASSASSINATO DE SEU PAI

Em Hogwarts, Tom era obcecado com sua hereditariedade. Mesmo sabendo desde o primeiro ano que era o Herdeiro da Sonserina, ele não conheceu a história completa de sua família até que ele localizou e visitou seu tio, Morfino Gaunt, durante o verão de 1943. Morfino contou que seu pai era um Trouxa e que sua mãe era descendente de Slytherin. A este ponto, Tom estuporou Morfino e seguiu para a casa dos Riddle, onde ele assassinou seu pai e seus avós. Antes de deixar Little Hangleton, Tom voltou à cabana dos Gaunt e roubou o anel de ouro de Slytherin. Não se sabe como, mas Tom ainda enfeitiçou Morfino para que este confessasse o crime. Morfino foi acusado pelos assassinatos e sentenciado a Azkaban (EdP17).

DEPOIS DE HOGWARTS E CARREIRA

Após deixar Hogwarts em 1945, Riddle começou a trabalhar na loja Borgin & Burkes na Travessa do Tranco. Se trabalho era conseguir itens de valor pelo menor preço possível. Ele repentinamente deixou seu emprego e desapareceu depois de ter matado Hepzibá Smith por um medalhão de ouro que pertenceu a Slytherin e por uma taça de ouro que pertenceu a Helga Hufflepuff (EdP20).
- Servos de Voldemort

Voldemort formou o grupo Comensais da Morte (originariamente, o nome era “Cavaleiros de Walpurgis”) em dez anos depois que deixou Hogwarts. Os primeiros membros (em 1956) foram Antônio Dolohov, Mulciber, Nott e Rosier.

- Quem é seu predileto?
Voldemort manda os outros para realizar suas ordens, mas ele essencialmente trabalha sozinho. Nas palavras de Dumbledore, “Você ouvirá muitos Comensais da Morte dizerem que gozam de sua confiança, que somente eles são íntimos e até que o compreendem. Estão iludidos. Lord Voldemort nunca teve amigos e creio que jamais quis ter um.” (EdP13).

Por outro lado, Voldemort parece ter um círculo íntimo com quem ele se reuniu no cemitério de Little Hangleton (CdF32) composto pelos comensais mais fiéis: Lúcio Malfoy, Pedro Pettigrew, Avery, Macnair, Crabbe, Goyle, Nott, Belatriz e Rodolfo Lestrange e Bartô Crouch Jr. (CdF32). Severo Snape também era parte do seu círculo de confiança (EdP2) assim como outros comensais que estavam em Azkaban na época do seu renascimento, como Belatriz.

CRIMES

Desde criança, Tom cometia pequenos furtos e torturas. Mais tarde, tornou-se conehcido pelos seus inúmeros assassinatos:

- VÍTIMAS CONHECIDAS

Murta-que-geme (indiretamente por meio do basilisco);
Seu pai e seus avós;
Hepzibá Smith;
Franco Bryce;
Os avós de Susana Bones;
Dorcas Meadows;
Os McKinnon
Lílian e Tiago Potter;
Berta Jorkins (Rabicho a matou com a varinha de Voldemort sob ordens de Voldemort);
Cedrico Diggory (Rabicho o matou com a varinha de Voldemort sob ordens de Voldemort);
Caridade Burbage;
Olho-tonto Moody;
Gregorovitch;
Gerardo Grindelwald;
Severo Snape.
Um camponês que matou para transformar o diadema de Ravenclaw em Horcrux.
Um mendigo que matou para transformar o medalhão de Slytherin em Horcrux.
- VÍTIMAS NÃO-CONFIRMADAS

Amélia Bones (opinião de Cornélio Fudge, em EdP1).

PROFECIAS

“Vai acontecer hoje à noite.”
“O Lord das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos doze anos. Hoje à noite, antes da meia-noite… O servo vai se libertar e se juntar ao seu mestre. O Lord das Trevas vai ressurgir. Com a ajuda do seu servo, maior e mais terrível que nunca. Hoje â noite… O servo… Vai se juntar.. Ao seu mestre…”
(Sibila Trelawney em PdA16)

Apesar de tudo, Harry não iria “morrer cedo, viveria até uma velhice madura, seria ministro da Magia e teria doze filhos.”
(Sibila Trelawney em OdF26)

“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…”
(Sibila Trelawney em OdF37)

PRESENTES

Desconhecidos.

SOBRE

SOBRE TOM SERVOLO RIDDLE / LORD VOLDEMORT

Nascido de uma mãe bruxa (Mérope Gaunt) e de um pai Trouxa (Tom Riddle) em 26 de dezembro de 1926 (não há certeza quanto ao ano exato). Sua mãe se apaixonou pelo sue pai, um Trouxa, e o enganou para que ele se cassasse com ela com uma poção do amor. Durante s gravidez, Mérope resolveu abandonar a poção do amor e Riddle a deixou e voltou para a casa de seus pais. Mérope morreu ao dar a luz a seu filho, mas ainda teve tempo para escolher o nome do bebê, que cresceu em um orfanato Trouxa.

Tom cresceu para ser um bruxo muito poderoso. Ele foi muito bem-sucedido em Hogwarts, ganhando prêmios por serviços prestados a escolas e por mérito em magia. Ele também conquistou o posto de Monitor-chefe no sétimo ano, mas, já nesse período, ele já estava completamente envolvido pelas Artes das Trevas e trilhava o caminho para se tornar o bruxo das trevas mais temido de todos os tempos. Alguns de seus amigos mais próximos na Sonserina já o chamavam de Voldemort, um nome que Riddle escolheu ao embaralhar as letras de seu nome, que resultou em “Eis Lord Voldemort.” (PS17)

Depois de Hogwarts, o jovem bruxo começou a trabalhar na loja Borgin& Burke’s na Travessa do Tranco. Seu trabalho era conseguir itens de valor pelo menor preço possível. Um dia ele desapareceu, após assassinar Hepzibá Smith, e, ao voltar, ele era conhecido apenas como ‘Lord Voldemort.’ Poucas pessoas, como Dumbledore e alguns de seus primeiros seguidores, se lembram das origens do Lord das Trevas.

NOS FILMES

Richard Bremmer: interpreta Voldemort em “Harry Potter e a Pedra Filosofal,” em flashback.

Ian Hart: O ator dá a voz ao personagem ainda em “Harry Potter e a Pedra Filosofal.”

Christian Coulson: interpreta Tom Riddle em “Harry Potter e a Câmera Secreta.”

Ralph Fiennes: interpreta Voldemort em “Harry Potter e o Cálice de Fogo” e em “Harry Potter e a Ordem da Fênix .”

Hero Tiffin: faz Tom Riddle durante a infância em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe.”

Frank Dillane: interpreta o bruxo na adolescência em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário