quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rony Weasley


NOMES

Nome completo: Ronald “Rony” Abílio Weasley.
Significado do nome:
Ronald: aquele que tem o poder de deus.
Bilius (Abílio, em inglês): bilioso, um dos quatro humores medievais que indica raiva e irritação. Rony herdou seu nome do meio de seu tio Abílio.
Weasley: JK foi perguntada se Weasley siginifica “como uma doninha”. Ela repondeu: “Na Grã-bretanha e na Irlanda, a doninha tem uma má reputação, sendo vista como um animal azarento e até mesmo malévolo. Entretanto, desde criança que tenho uma grande afeição pelos animais da Família Mustelidae; que não são tão maligno quanto as más línguas dizem, em minha opinião” (JKR).
Apelidos:
Lilá Brown o chama de Uon-uon (EdP17);
‘Roniquinho’, usado por sua mãe e por Fred e Jorge quando querem debochar dele.
Também chamado de:
Dobby o chama de ‘Wheezy’;
Luna o chama de ‘Ronald’ ao invés de ‘Rony’ (OdF);
Em seu exemplar de Estudos Avançados no Preparo de Poções está escrito o nome ‘Roonil Wazlib’ porque ele usou uma pena auto-revisora com feitiço fraco (EdP);
Slughorn o chama de ‘Ralph e ‘Rupert’ erroneamente (EdP22).
DATAS

Nascimento: 1º de Março de 1980.
Falecimento: desconhecido.

APARENCIA

Olhos: Azuis.

Cabelo: vermelhos cor-de-fogo (PF6).

Características marcantes: nariz comprido.

Roupas e acessórios: trajes bruxos de segunda mão.

Cicatrizes: desconhecidas.

Tatuagem: Não. Foi tudo uma brincadeira de Gina. Ela contou às garotas obcecadas pelos garotos de sua série que Rony tinha uma tatuagem de mini-pufe, mas ela não disse onde (EdP25).

Descrição:

“Era alto, magro e desengonçado, com sardas, mãos e pés grandes e um nariz comprido.” (PF6)

Aos 17 anos ele era “magro e comprido.” (RdM4)

FAMILIA E RELACIONAMENTOS

Ancestralidade: Sangue-puro.
Pai: Arthur Weasley.
Mãe: Molly (Prewett) Weasley.
Irmãos: Gui, Carlinhos, Percy, Fred, Jorge e Gina.
Esposa: Hermione Granger. De acordo com as idades de seus filhos, o casamento ocorreu em algum momento entre 1998 e 2005.
Filhos: Rosa (provavelmente nasceu por volta de 2006) e Hugo.
Sobrinhos: Rony tem 10 sobrinhos: Lucy e Molly (filhas de Percy); Fred II e Roxanne (filhos de Jorge); Tiago Sirius, Alvo Severo e Lílian Luna (filhos de Gina); Victoire, Dominique e Louis Weasley (filhos de Gui).
Afilhado: Rony é padrinho do filho de Harry, Tiago Sirius Potter.
Padrinho: desconhecido.
Melhores amigos: Harry Potter, Hermione Granger, Luna Lovegood, Neville Longbottom, A.D. e Ordem da Fênix.
Piores Inimigos: Voldemort, Draco, Snape e Comensais da Morte.
Relacionamentos: Encantado por Fleur Delacour no quarto ano e foi ao baile de inverno com Padma Patil. Teve um namoro com Lilá Brown no sexto ano apenas para provocar Hermione, e, devido a uma poção do amor, se apaixonou por Romilda Vane.
Animal de estimação: Inicialmente era o rato Perebas (até 1994). Depois, foi Pichitinho, uma corujazinha pequena (CdF5).
Infância: Cresceu dividindo a atenção com os demais irmãos. Em certo episódio, Fred e Jorge tentaram o convencer a fazer um voto perpétuo, quando eu tinha cinco anos. Ele quase fez, mas foi impedido por seu pai.
Associações & afiliações: A.D. e Ordem da Fênix.
Tias e tios:
-Weasleys: Arthur teve 2 irmãos, mas não sabemos seus nomes. Segundo Jô, Gina é a primeira mulher nascida nos Weasleys em muitas gerações, portanto, podemos deduzir que Arthur não tinha irmãs.
-Prewett: os irmãos de Molly Gideão e Fábio Prewett (OdF9).
-Outros, cujos sobrenomes não são conhecidos:
Tio Abílio, que viu o Sinistro e morreu uma semana depois (PdA6).
Tia-avó Muriel, que possui uma tiara feita por duendes (EdP29) e que aparentemente é uma beijoqueira memorável (EdP14).
Primos: Mafalda, uma prima que nunca apareceu nos livros e seu pai, um contador Trouxa (JKR) e Sirius Black, em terceiro grau.
OBJETOS, HABILIDADES E ETC.

Varinhas:
1ª varinha: Rony usava uma varinha velha de Carlinhos.
2ª varinha: Há informações conflitantes sobre a segunda varinha de Rony. A descrição em PdA4 é: “Trinta e cinco centímetros e meio, salgueiro, contendo um fio de cauda de unicórnio.” Mas de acordo com o site de Jô, ela é de freixo. Tony usou essa varinha até que foi tirada dele por Greyback e pelos seqüestradores. Ela jamais a recuperou.
3ª Varinha: Rony ganhou a varinha de Pettigrew: Castanheira, Fibra Cardíaca de Dragão, Vinte e Três centímetros e meio, Quebradiça (RdM23). Rony também tomou uma varinha de ameixeira-brava de um dos seqüestradores e a deu a Harry (RdM19, 23).
Vassoura: Usava uma velha vassoura Shooting Star até o final de 1995 (CS3), mas então ele ganhou uma Cleansweep 11 em 1995 como prêmio por ter se tornado um Monitor (OdF).
Objetos: Jogo de xadrez de Bruxo, Ford Anglia voador, “um pesado relógio de ouro com símbolos estranhos em volta do mostrador e estrelinhas móveis em vez de ponteiros;” um presente de seus pais (EdP18), Deluminador herdado de Dumbledore (RdM7), Espada de Gryffindor (RdM36).
Habilidades: um bom estrategista e analista no xadrez. Tende a estar errado quando está sério e certo quando está brincando.
Poderes especiais: desconhecidos.
Meias: desconhecidas.
Feitos: Ajudou Harry a enfrentar Voldemort várias vezes. Seu maior feito foi destruir o Medalhão Horcrux, após salvar Harry de se afogar.
Caligrafia: “garranchos” (CS2).
Citações:
“– Flamel simplesmente vai morrer?
— Foi o que perguntei, mas Dumbledore acha que… Como foi mesmo?… Que para a mente bem estruturada a morte é a grande aventura seguinte.
— Eu sempre disse que ele era biruta — disse Rony.” (PF17).
Hobbies: xadrez de bruxo, quadribol, discutir com Hermione.
FICHA MAGICA

Espelho de Ojesed (maior desejo): Rony se vê como Monitor-chefe, Capitão do Time de Quadribol e segurando a Taça das Casas.
Bicho-Papão (maior medo): aranha (PdA7).
Patrono: cão da raça Jack Russell Terrier.
Cheiros de Amortentia: desconhecidos, mas é o cheiro de Hermione.
Dementadores (pior memória): desconhecida.
Pode ver testrálios?: sim, presenciou a morte do Comensal Gibbon.
Cofre do Gringotes: desconhecido.
Forma animaga: não tem.



HOGWARTS

Casa: Grifinória.
Período do Curso: de 1991 a 1997. Ele devia ficar até 1998, mas não fez o sétimo ano.
Organizações e afiliações: Marotos.
Matérias escolhidas no 3º ano: Adivinhação e Trato das Criaturas Mágicas.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: Defesa Contra as Artes das Trevas, Poções, Feitiços, Transfiguração e Herbologia.
Prêmios: Prêmio Especial por Serviços Prestados a Escola, por ter ajudado na resolução do episódio da Câmara Secreta (CS18); Monitor (OdF); Taça de Quadribol no quinto e sexto ano.
Detenções:
- 1º ano: Rony cumpre detenção junto com seus amigos e Malfoy, tendo que ir à Floresta Proibida com Hagrid para procurar um unicórnio ferido.
- 2º ano: tem que limpar a Sala de Troféus por ter chegado na escola pelo Ford Anglia voador, que bateu no Salgueiro Lutador.
- 4º ano: Rony quase recebeu uma detenção por ter xingado Snape, que foi injusto quando Malfoy fez os dentes de Hermione crescerem, mas não foi castigado.
N.O.M.s: Ganhou 7 N.O.M.s (de 9 tentativas): Astronomia, Trato de Criaturas Mágicas, Feitiços, Defesa contra as Artes das Trevas, Herbologia,Poções e Transfiguração. Diferente de Harry, Tony não recebeu nenhum O (Ótimo). Não passou em Adivinhação e em História da Magia (EdP5).
N.I.E.M.s: Não realizou os exames por ter abandonado a escola no sétimo ano.
Quadribol: Goleiro de Quadribol da Grifinória (OdF, EdP11).
Outras escolas: não.
DEPOIS DA ESCOLA E CARREIRA

Depois da derrota de Voldemort, Harry, Neville e Rony foram recrutados pelo Ministro para serem Aurores e caçar os últimos Comensais da Morte restantes. Rony também ajudou Jorge a continuar a bem-sucedida loja Gemialidades Weasley. Entre 1998 e 2005, Rony se casou com Hermione, com quem teve duas crianças, Rosa e Hugo. No final, ele obteve a fama com a qual ele sempre sonhou desde que se viu como Monitor-chefe no Espelho de Ojesed – e teve sua foto numa figurinha dos Sapos de Chocolate.Rony abandonou Hogwarts no sétimo ano para procurar as Horcruxes com Harry e Hermione. Depois da derrota de Voldemort, se tornou auror e se casou com Hermione, com quem teve dois filhos. O desejo de Rony de se tornar um Auror se realizou quando ele foi recrutado pelo Ministro Shacklebolt para trabalhar com Harry para reformar o Ministério e procurar pelos últimos Comensais da Morte. Ele também ajudou Jorge a continuar com as Gemialidade Weasley. Quando isso aconteceu é incerto, mas provavelmente Rony assistiu Jorge mais tarde, já que, inicialmente, estaria extremamente ocupado trabalhando como Auror.

SOBRE

Rony Weasley é o melhor amigo de Harry Potter e o filho caçula de Molly e Arthur Weasley. A história de Rony é a história de alguém que é sempre ofuscado pelos familiares e amigos, mas foi seu coração e seu humor que solidificaram suas amizades e que apoiaram aqueles ao seu redor a seguir adiante. Alto, magro e desengonçado, com sardas (PS6), Rony tem o dom de manter as coisas alegres, o que o torna uma pessoa de que todos gostem, exceto por ocasiões nas quais é tomada pelo estresse (CdF19). Ele também tem seu papel na derrota de Voldemort (RdM36) e ainda que a história não o lembre por isso como lembra Harry, Rony aprendeu, à medida que cresceu, aprendeu que isso não o torna menos importante.

Rony conheceu Harry no Express de Hogwarts em 1991 e, rapidamente, os dois se tornaram amigos. Um tipo engraçado de inveja existia entre eles: Harry se sentiu apavorado pela família de Rony, que era toda bruxa, e pelo conhecimento do mundo bruxo que ele tinha; Rony, por sua vez, invejava o dinheiro e a fama de Harry (PF6, PF12). Mesmo se sentindo zangado com Harry algumas vezes, em momentos como a entrada de Harry acidental no Torneio TriBruxo (Cdf18) ou quando se iludiu com Harry na caça às Horcruxes (RdM15), Rony se importa com seu melhor amigo profundamente e o apóia de forma preponderante, a ponto de colocar sua vida em risco várias vezes (PF16, CS17) e apoiando Harry diante daqueles que duvidavam dele (OF11, OF14). E Harry sabia disso ao perdoá-lo rapidamente em cada vez que ele voltou (CdF, RdM19).

Rony também tinha outro relacionamento que rendeu algumas dores ao passar dos anos – sua amizade com Hermione Granger. Mesmo que os dois estivessem atraídos um pelo outro por anos, os dois só demonstravam isso por brigas (RdM11); Rony certamente não teve a iniciativa quando teve a chance e chamar Hermione para o Baile de Inverno, por exemplo, ainda que ele tenha passado toda a noite se mordendo de inveja do companheiro dela, Vítor Krum (CdF23). Em seu sexto ano, a ficha de Rony caiu e ele percebe que Hermione tinha agarrado Krum e revidou ao se envolver com Lilá Brown (EdP14). Esse namorico logo acabou (EdP24) e mesmo que Rony continuasse pensando que Hermione não pensasse que ele era bom o suficiente para ela (RdM19), eles finalmente ficaram juntos pouco antes da Batalha de Hogwarts (RdM31).


Apesar de tudo, Rony conseguiu seus momentos de glória em Hogwarts, como Goleiro do time de Quadribol da Grifinória, depois de ter começado com o pé esquerdo. Um ávido fã dos Canhões de Chudley (Chudley Cannons) por toda a sua vida (CS3), Rony tentou entrar para o time da Grifinória em 1995 (OdF13) e conseguiu – apenas para se revelar um nervoso fracassado durante as partidas (OdF19). Quando ele finalmente se focou, Rony acabou se tornando um herói da torcida e do time e os liderou para a conquista de duas taças de Quadribol (OdF20, EdP24), realizando um sonho que sempre teve (PF12).
Acima de todos, ao longo de sua infância, Rony teve um papel instrumental nos épicos encontros com Voldemort. Entre todas as outras coisas, ele se sacrificou para que Harry pudesse alcançar a Pedra Filosofal (PF6), acompanhou Harry em sua jornada rumo a Câmara Secreta (CS16), ajudou a formação da Armada de Dumbledore, lutou e foi seriamente ferido no Departamento de mistérios (OF36), defendeu Hogwarts contra os Comensais da Morte que entraram na escola (EdP29), salvou Harry de se afogar e destruiu uma Horcrux (RdM29), descobriu como entrar na Câmara Secreta de novo para destruir uma outra Horcrux (RdM31), e lutou na Batalha de Hogwarts, rompendo um Feitiço Silenciador de Voldemort e derrotand Fenri Greyback (RdM36). Ainda que 19 anos depois da batalha final ele brinque que era “extremamente famoso” (epílogo), isso não seria desmerecido.

NOS FILMES

Rony é interpretado por Rupert Grint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário